Publicidade Continue a leitura a seguir

Espanha e França unidas a alta velocidade

Foto: Pixabay

Publicidade Continue a leitura a seguir

Vão regressar ainda antes do verão as ligações de comboio de alta velocidade entre Espanha e França.

As ligações irão unir Barcelona e Lyon e Madrid e Marselha, anunciou a Renfe, companhia ferroviária espanhola.

As ligações de comboio de alta velocidade estão paradas entre Espanha e França desde que há um ano a empresa francesa de caminhos-de-ferro SNFC anunciou que não renovaria o acordo com a Renfe para as operações conjuntas das ligações internacionais entre os dois países.

A Renfe solicitou as licenças para operar em França e assegurar as ligações que existiam em conjunto com a SNFC e obteve já as autorizações.

A primeira viagem de teste com maquinistas espanhóis em território francês foi realizada esta segunda-feira, 13 de fevereiro.

“Voltaremos a França antes do verão. Conseguimos todas as autorizações num tempo recorde, apesar dos obstáculos franceses”, afirmou o diretor de operações de alta velocidade internacional da Renfe, Juan Ricardo Zambrana.

Esta será a primeira vez que a Renfe operará sozinha num país fora de Espanha, mas a empresa diz esperar vir a fazer o mesmo noutros mercados, essencialmente, europeus.

O objetivo, segundo o plano estratégico da empresa em vigor, é que 10% das suas receitas tenham origem em mercados internacionais em 2028, tanto na alta velocidade como em ligações ferroviárias suburbanas.

A Renfe espera ainda conseguir autorização para fazer o trajeto entre Barcelona e Paris em alta velocidade.

Espanha tem a segunda maior rede de alta velocidade do Mundo, a seguir à China, com mais de 3700 quilómetros de extensão.

As viagens foram inauguradas em 1992 entre Madrid e Sevilha e hoje unem Madrid à maior parte das cidades mais importantes de Espanha.