Produzido por:

Este ano, quase 80% das pessoas têm já planeadas férias de verão, enquanto 35% já têm uma reserva feita.

Três anos depois da pandemia de covid-19, a normalidade está lentamente a regressar à vida de todos nós. E isso nota-se, entre outras coisas, na hora de marcar as férias de verão. Os portugueses estão entusiasmados por voltar a viajar e o seu orçamento aumentou 5% em relação ao ano passado, o valor mais alto dos últimos cinco anos.

De acordo com o 22.º Barómetro Anual de Férias, um estudo internacional promovido pelo Grupo Europ Assistance em parceria com a IPSOS, apesar de a pandemia ter deixado uma marca forte nos hábitos de viagem, as perspetivas são positivas: quase 80% dos inquiridos deste estudo, do qual fizeram parte 15 países, já têm planos de férias e 35% já efetuaram uma reserva. O destino preferido dos portugueses continua a ser o nosso país, mas registou-se um aumento significativo das viagens internacionais, com 54% dos inquiridos a escolherem outros países para viajar.

Se, por um lado, as preocupações relacionadas com a questão pandémica diminuíram, houve outras que aumentaram. Com uma subida de dois pontos percentuais em relação a 2022, 63% dos portugueses admitiram ter medo de ficar sem dinheiro durante a viagem e, com uma subida de um ponto em relação ao ano passado, 65% disseram recear serem roubados ou perderem algo importante.

Viagens têm de ser seguras

Mas quer se vá para fora ou se fique cá dentro, a necessidade de segurança é real, especialmente porque os imprevistos acontecem. Prova disso são os aspetos que os portugueses privilegiam na hora de escolher um seguro de viagem. De acordo com o estudo, as despesas médicas, as bagagens e os acidentes pessoais são as preocupações mais importantes.

Nesse sentido, a Europ Assistance criou o seguro de viagem Safe Travel, um seguro com duas modalidades de subscrição, Base e Plus, que permite aos parceiros oferecer aos seus clientes um seguro de viagem completo. João Horta e Costa- Chief Commercial Officer da Europ Assistance Portugal refere que “a Europ Assistance dispõe de um leque alargado de valências que permitem aos nossos clientes e parceiros beneficiarem da confiabilidade, do acompanhamento rigoroso e do alcance internacional de uma organização global com mais de 750.000 prestadores de serviços, garantindo a proteção em qualquer hora e em qualquer lugar”.

Mas se é um dos que ficam por cá, também há uma solução adequada às suas necessidades. Como 47% dos portugueses veem no próprio país o seu destino preferido de férias, a Europ Assistance disponiliza o Carry On, que junta à assistência em viagem do seguro automóvel garantias adicionais de viagem que permitem desfrutar das férias com segurança e tranquilidade, nomeadamente: cobertura de gastos irrecuperáveis de arrendamento de casa ou estadia em hotel, indemnização por internamento em caso de acidente ou doença, consulta médica online e aconselhamento médico telefónico.

Adicionalmente, e “porque viajar em família implica muitas vezes o transporte de bicicletas para o local de férias, contempla também nesta nova versão, coberturas de assistência a velocípedes (incluindo e-bikes)”, sublinha João Horta e Costa.

Depois de uma pandemia ter trancado o mundo a sete chaves, é normal que o cadeado que mais pessoas queiram abrir seja o da mala de viagem.

A verdade é que depois de uma pandemia ter trancado o mundo a sete chaves, é normal que o cadeado que mais pessoas queiram abrir seja o da mala de viagem. Este ano, três em cada quatro europeus estão a planear viajar, mesmo que isso implique alguma contenção de custos em relação ao período pré-pandemia e pré-guerra na Ucrânia.

E, como todos sabemos, há poucas coisas que o português estime mais do que o tempo sentado à volta da mesa. Por isso, na hora de poupar, tem tendência a cortar em coisas que não afetem este momento. Se 46% dos portugueses se disseram dispostos a optar por um alojamento mais barato para gastar menos dinheiro, apenas 34% disseram que sim quando questionados se estariam dispostos a reduzir o orçamento para alimentação e atividades lúdicas.

Cá dentro ou lá fora, com mais ou menos contenções, o importante é aproveitar para descansar, tanto o corpo como a mente. Assim, de modo a estar preparado para qualquer imprevisto, o melhor é prevenir e ter do seu lado quem assegure que vai ficar tudo bem.

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.

Partilhar