Produzido por:

Se as suas férias de verão passam pelo Centro de Portugal, mas ainda não tem o roteiro definido, temos boas notícias para si: nas sub-regiões que compõem o coração do país, as possibilidades para se divertir e relaxar são quase infinitas e há opções para todos os gostos.

Região de Aveiro

Sabia que o farol mais alto em Portugal está na Praia da Barra, no concelho de Ílhavo, e mede cerca de 62 metros? Mas não é só este facto que torna a Praia da Barra especial: a sua atual configuração resulta de várias transformações que se sucederam desde o reinado de D. José I. Graças à ação do Marquês de Pombal, deu-se início ao longo processo que resultou na abertura artificial da barra da Ria de Aveiro. Atualmente, a areia dourada e as águas frescas da praia atraem os banhistas ao longo de todo o ano.

Como vê, a região de Aveiro tem muito para ensinar a quem a visita, especialmente no que à sua fauna e flora diz respeito. Em Estarreja, a aprendizagem faz-se fora da sala de aula, escutando e observando as aves que habitam o Baixo Vouga Lagunar. E um rico património natural é apenas um dos muitos trunfos desta região.

Sabia que o farol mais alto em Portugal está na Praia da Barra, no concelho de Ílhavo, e mede cerca de 62 metros?

Aveiro tem tradições gastronómicas tão únicas que estão envoltas em rumores. Por exemplo, diz-se que comer leitão assado enquanto se ouve fado torna a experiência inesquecível. Para provar a veracidade desta afirmação, agende uma ida à Festa do Leitão. A decorrer de 31 de agosto a 3 de setembro, em Águeda, este evento é dedicado a nada mais, nada menos do que ao Leitão da Bairrada.

Beira Baixa

O verão pede sol, água, desporto e diversão – tudo o que encontra na Beira Baixa, e em especial no Fluvifun – Parque Aquático do Malhadal, concelho de Proença-a-Nova. O primeiro parque aquático fluvial do Centro de Portugal reúne tudo o que é necessário para passar um dia cheio de animação em família: insufláveis, piscinas, passeios de canoa e muito mais.

Já para quem prefere caminhadas com História, nada melhor do que ir a Vila Velha de Ródão e aventurar-se na PR1 – Rota das Invasões. O percurso é feito em ziguezagues e está cheio de pontos de paragem obrigatória, como monumentos militares, vistas panorâmicas sobre o rio Tejo e a paisagem quartzítica, e vestígios romanos da exploração de ouro.

Para terminar o dia em grande, assista a um festival de música eclética como o FESTINS 2023. Nos dias 17, 18 e 19 de agosto, o festival vai reunir milhares de amantes de música em Alcaíns, no município de Castelo Branco. No total, serão três dias de concertos e espetáculos de artistas de vários estilos, desde vozes conhecidas da rádio aos sons mais alternativos.

Penha Garcia, Beira Baixa

Beiras e Serra da Estrela

A Serra da Estrela está cheia de praias fluviais, piscinas naturais e poços. Independentemente de serem mais acessíveis ou mais inóspitos, em todos é possível banhar-se em total comunhão com a natureza. Porém, só há um sítio onde pode nadar a 1.437 metros de altitude. Trata-se da Praia do Vale do Rossim, onde a barragem convida a mergulhos, mas também à prática de desportos náuticos, como a canoagem e o windsurf.

E se o desporto é o que procura nestas férias de verão, o Sabugal recebe-o de braços abertos. Como se a subida até ao castelo não fosse um esforço mais do que suficiente, o concelho tem cinco zonas de subida de BTT e vários percursos pedestres à sua disposição. Quando o cansaço apertar, descanse nos baloiços e desfrute de vistas inesquecíveis.

Não falte, ainda, à grande recriação histórica que retrata o cerco de 1810, durante a 3.ª invasão francesa em território português. É o 19.º Cerco de Almeida, que decorre de 25 a 27 de agosto. O evento conta com várias atividades dedicadas a toda a família, ao longo destes três dias. Se ainda não conhece a “Estrela do Interior”, este é o momento perfeito para visitar Almeida e apaixonar-se pelo património histórico-militar da região.

Região de Coimbra

Não é segredo que a região de Coimbra encanta muita gente, mas provavelmente não sabia que também enche as medidas de quem adora desportos náuticos, em parte graças à Praia de Buarcos, na Figueira da Foz. Aos surfistas, oferece a onda direita mais longa da Europa. Aos praticantes de windsurf dá as melhores condições para a prática da modalidade.

Se a água não é o seu elemento, a terra sê-lo-á. Com os pés assentes no solo, a Grande Rota do Mondego leva-o a percorrer 142 quilómetros entre a Figueira da Foz e Oliveira do Hospital. O rio Mondego é, claro, o protagonista, mas há outros elementos interessantes da paisagem que vale a pena observar ao longo desta rota, como moinhos de água e socalcos.

Para um plano mais cultural, pode visitar, até 27 de agosto, o 14.º Festival das Artes Quebra Jazz, em Coimbra. Será uma oportunidade para assistir a diferentes espetáculos, desde a música às artes de palco, passando pela literatura e cinema.

Serranas do Mondego, Região de Coimbra

Região de Leiria

Está à procura do melhor arroz de marisco de Portugal? Prepare-se para o encontrar na região de Leiria, mais especificamente na Praia da Vieira, onde também pode comprar o peixe mais fresco que vai ver e assistir a uma das tradições piscatórias mais deslumbrantes – a Arte Xávega.

O exercício físico também tem lugar nesta região e, especificamente, em Figueiró dos Vinhos. Aqui, o convite é para caminhar na Mata Municipal do Cabeço do Peão, almoçar no parque de merendas e chegar à Capela de Santo António, no ponto mais alto da mata.

Está à procura do melhor arroz de marisco de Portugal? Prepare-se para o encontrar na região de Leiria

Mas nem só de natureza se faz Leiria. De 24 a 26 de agosto, a cidade acolhe o Festival Extramuralhas dedicado à cultura gótica. Há 10 edições que este evento motiva a vinda de milhares de pessoas e dezenas de artistas nacionais e internacionais à cidade do Lis, unidos pelo amor ao gótico.

Médio Tejo

Terra de templários, o Médio Tejo desafia-nos a conhecer os nossos antepassados através dos monumentos como o Castelo de Almourol e o Convento de Cristo. Mas também nos convida a relaxar nas suas praias fluviais, presenteando-nos com um dos tesouros mais bonitos de água doce, a praia fluvial dos Olhos d’Água do Alviela, no concelho de Alcanena e no coração do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

E se é rio que procura, não pode passar ao lado daquele que dá nome a esta região. Embarque na Grande Rota “Caminho do Tejo”, que liga Constância a Abrantes, e percorra a pé as margens do maior rio da Península Ibérica. Enquanto descansa, aproveite para visitar os “pegões” de Alvega, o Canal de Alfanzira e outras estações arqueológicas que pode encontrar ao longo do caminho.

Para repor energias, nada mais indicado do que um prato cheio dos melhores produtos regionais. Até 6 de agosto, visite a XXXII Feira de Enchidos, Queijo e Mel de Vila de Rei e prove o melhor da gastronomia do Médio Tejo.

Oeste

É muito difícil pensar no Oeste sem nos lembrarmos da praia da Nazaré, das Nazarenas com as suas sete saias e do peixe seco à beira-mar. Porém, uma visita a esta vila não está completa sem uma subida até ao Sítio. Neste bairro típico, perto do Forte de S. Miguel Arcanjo, beneficia da melhor vista sobre as ondas gigantes.

Além de uma costa repleta de praias de qualidade invejável e de identidade muito marcada, o Oeste guarda uma História que vale a pena conhecer. Na vila de Aljubarrota, por ocasião do aniversário da Batalha de Aljubarrota, realiza-se uma Feira Medieval. De 12 a 15 de agosto, há tavernas, acampamento militar, mostras de armas e outras animações que transportarão os visitantes até 14 de agosto de 1385.

O verão pede sol, água, desporto e diversão – tudo o que encontra na Beira Baixa

Depois de uma viagem ao passado, ainda há tempo para rumar até ao Oriente ou, neste caso, à Bacalhôa, no Bombarral, e encontrar um jardim semelhante a um paraíso. Trata-se do Buddha Eden Garden, o jardim ideal para pôr o número de passos diários em dia, com o bónus de conseguir admirar arte em cada esquina, entre esculturas de buddhas, estátuas de terracota e muito mais. Prepare-se para passar aqui um dia inteiro em família: volte a casa com memórias inesquecíveis.

Viseu Dão Lafões

Se há algo que Viseu Dão Lafões oferece a quem a visita nos meses mais quentes, são praias fluviais de águas transparentes. Uma das mais surpreendentes é a de Caldas de Sangemil, na margem do rio Dão. Aqui, além de um belo dia de praia, pode desfrutar das termas do concelho de Tondela.

Já para quem não dispensa a atividade física nas suas férias ideais, a ecopista do Dão é o local ideal para correr, caminhar ou andar de bicicleta. Pode pôr os treinos em dia enquanto atravessa Viseu, Tondela e Santa Comba Dão. Ao longo de 49,2 quilómetros, esta ecopista faz o mesmo caminho do antigo ramal ferroviário do Dão.

Para terminar o dia em cheio, é preciso rumar às Festas de São Bernardo, em Sátão. De 17 a 20 de agosto, e com entrada livre, as festas vão juntar a música popular, o pop e o folclore, num cartaz com artistas conhecidos do grande público.

À procura de mais experiências no Centro de Portugal? Explore a nossa fotogaleria.

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.

Partilhar