Finike (Foto: direitos reservados)

Antiga cidade de Arykanda (Foto: direitos reservados)

Antiga cidade de Arykanda (Foto: direitos reservados)

Kaş - Antalya (Foto: direitos reservados)

Campos de lavanda de Isparta (Foto: direitos reservados)

Antiga cidade de Limyra (Foto: direitos reservados)

Gruta de Suluin (Foto: direitos reservados)

Finike (Foto: direitos reservados)

Finike (Foto: direitos reservados)

Depois de um sismo devastador e de eleições que dividiram o país, a Turquia quer mostrar-se como um destino que vai para além das fatalidades. E acena com a sua “Riviera”.

E o que é a “Riviera Turca”? É Natureza em forma de praias imaculadas e mar turquesa, mas é também história e cultura. A começar pela cidade central, da costa mediterrânica, Antalya, cuja orla marítima encerra 229 praias com bandeira azul e se converteu num paraíso desportivo (caminhadas em trilhos de classe mundial na Via Licia, na Rota do Património de Pisídia e no Caminho de São Paulo, mergulho de topo no Kaş, visita às cavernas de Karain, Dim e Damlataş, parapente e desportos aquáticos ou golfe em Belek).

Uma das novidades que Antalya tem para oferecer é a antiga Finike, que conquistou a designação de “Slow City” (rede Cittaslow) por reunir qualidade de vida urbana, coesão social, infraestruturas, cuidado ambiental e hospitalidade.

Na antiguidade, o distrito era conhecido como Phoenicus (Phoinikos). Terá sido fundado pelos fenícios por volta do ano 500 a.C. e foi durante séculos um porto importante, com cidades antigas como Limyra e Arykanda, manancial de História a não perder.

O desfiladeiro de Gökbük, a gruta de Suluin, a baía de Andrea Doria, lar das famosas focas do Mediterrâneo, e a baía de Gökliman completam o roteiro da região. Ou quase: falta acrescentar a oferta gastronómica, que vai do peixe fresco ao prato gourmet e à laranja de Finike.

A região esconde ainda os jardins de rosas e lavanda de Isparta, no Distrito dos Lagos que cobre as províncias de Afyonkarahisar, Antalya, Burdur, Isparta e Konya, com 16 extensões de água e a cidade de Salda, considerada pela Travel + Leisure como um dos “50 melhores locais para viajar em 2023”.

Não será por acaso que Antalya foi anfitriã da Conferência Mundial de Turismo Sustentável, em maio.

Partilhar