Foto: Pixabay

O primeiro dia do resto da vida de um estudante, assim se poderia resumir numa breve e batida frase uma experiência Erasmus. Que pode parece curta no calendário, um ano apenas, quase sempre.

Mas esse é o ano dos anos, o ano que vai ficar gravado na história dos jovens como o mais marcante de todos os anos. Um passo que pode parecer inicialmente ser dado no escuro de um país desconhecido, numa realidade diferenciada da rotina dos dias em hábito, num túnel de luz fosca pleno de dúvidas e incertezas.

Rapidamente essa caminhada se tornará iluminada por um sem-fim de vivências que pareciam inimagináveis e num repente se desdobram em episódios que jamais desaparecerão enquanto marca firme do cimento de personalidade.

É o convívio com os colegas de outras nacionalidades e culturas. É o desbravar conhecimento. É o querer saber mais e cada vez mais. É o palco impossível de sonhos afinal palpáveis de tão reais.

É o desejo de mergulhar a fundo em cidades de países que pareciam longínquos e que rapidamente se fazem casa. É a aventura do novo.

É o saber que se julgava impossível apreender. É o desenrolar de uma toalha de oportunidades feita de generosidade. É o princípio de uma nova era, que enriquece o interior de cada um dos que experimenta ser estudante em mobilidade e torna quente o sangue depois de tão humano e singularmente altruísta momento.

A Volta ao Mundo vai dar-lhe a conhecer nos próximos dias destinos Erasmus que já fizeram a história de milhares de estudantes portugueses e prometem continuar a escrever a história de muitos mais.

Barcelona é um dos mais procurados destinos Erasmus na Europa (Foto: DR)

Países europeus que vão da vizinha Espanha ao extremo leste do continente, no Báltico. Pelo meio, um infinidade de ofertas e um rol de sugestões em cada um desses destinos. Mágicos, não será arriscado defini-los. Onde o novo não se fará velho.

E onde a vida ganhará ganhará um novo princípio.

Também temos sugestões para lá do Velho Continente, na Ásia, na América Latina, na América do Norte. Porque ser Erasmus é ser Mundo inteiro.

Saiba mais sobre destinos Erasmus na edição de junho da sua Volta ao Mundo. Disponível em banca ou em formato digital.

Partilhar