Foto: Pixabay

Dubrovnik é a cidade mais visitada em toda a Croácia e na região dos Balcãs. Desde janeiro, segundo números oficiais, foi procurada por um milhão de turistas, estimando-se que até ao final do ano o número atinja os três milhões. Mas as autoridades locais estão cansadas e querem colocar um ponto final na (enorme) confusão gerada por tamanhas multidões. E tomaram medidas drásticas. Fique a conhecê-las.

1 – Fim das malas de rodas

O presidente da Câmara de Dubrovnik foi claro: “A partir de agora, os turistas estão proibidos de arrastar malas de rodas no Centro Histórico”. Mato Franković quer acabar com o incomodativo barulho que tal ação provoca e que suscita milhares de queixas dos moradores.

2 – Combater o excesso de ruído

A autarquia contratou empresas externas que vão passar medir os níveis de ruído nas ruas. Bares e restaurantes com esplanadas barulhentas serão multados.

3 – Animais com movimentos controlados

Os turistas poderão continuar a passear os seus cães de estimação em Dubrovnik, mas apenas presos por coleira. Será proibido que façam as suas necessidades nas ruas da zona histórica.

4 – Proibido andar sem camisa

Haverá um código de vestuário que terá que ser cumprido à risca, sob pena de multa. Andar em tronco nu, por exemplo, será uma das medidas a aplicar.

5 – Código de conduta

Quem entrar em Dubrovnik por via marítima ou aérea não o fará sem antes assistir a um filme educacional sobre a cidade, que lhes apresentará as regras a ter em conta.

Foto: Pixabay

6 – Cuidado com as garrafas vazias

Os turistas também terão que passar a pensar duas vezes antes de deixarem garrafas vazias e outro tipo de lixo espalhado pela cidade.

7 – Beatas de cigarro, nem pensar

Os fumadores vão cumprir regras claras. Uma delas passa por depositarem as beatas dos cigarros apenas nos cinzeiros públicos espalhados por Dubrovnik, jamais para o chão.

8 – Limitar o número de turistas

Oito mil novas entradas de turistas é o atual limite imposto pela Câmara de Dubrovnik. A Câmara Municipal quer reduzir esse número para metade e, também, reduzir a chegada de cruzeiros ao porto local.

Foto: Pixabay

9 – Adeus às segways

Para impedir excessos e acidentes, estes aparelhos de locomoção estão prestes a ser banidos de Dubrovnik.

10 – Entregas controladas

Entregas comerciais, sim, mas apenas entre as 5h00 e as 7h30. E apenas se forem feitas por veículos elétricos.

Partilhar