O Governo irlandês lançou um programa que pretende revitalizar algumas das ilhas mais remotas do país. E vai pagar a todos os que aceitarem o desafio.
Ao todo, são 23 as ilhas incluídas na iniciativa “Our Living Islands”. O problema, apesar do apelativo valor monetário, é o isolamento.
“Queremos ver mais pessoas a trabalhar, a viver e a criar família nesses locais, dar-lhes vida”, resumiu Heather Humphreys, ministra do Desenvolvimento Rural da Irlanda.
Serão distribuídos 84 mil euros ao cada um dos candidatos, verba que deverá ser utilizada na restauração das casas abandonadas, entre outros destinos.
A única condição é que cada uma das casas a reabilitar tenha mais de 30 anos e estar vaga há pelo menos dois.
Haverá também doações que ajudarão os novos habitantes a instalarem-se.
Inis Mór, uma das ilhas incluída no programa, tornou-se famosa recentemente por ser o cenário do filme “Os Espíritos de Inisherin”, protagonizado pelo ator Colin Farrell e que conseguiu nove nomeações para os óscares.
As candidaturas arrancam já no próximo dia 1 de julho – pode ficar a mais sobre as condições aqui.
Recentemente, em Espanha, a pequena cidade montanhosa de Ponga anunciou que pagará cerca de 3000 euros a quem lá quiser morar. E em Itália, Presicce-Acquarica, oferece 30 mil euros a novos moradores.