Foto: Pixabay

Rebentou um escândalo nas Filipinas. A agência de publicidade DDB, autora de um vídeo oficial de promoção turística daquele arquipélago asiático, reconheceu ter utilizado imagens que, afinal, não eram do país.

Entre elas estavam paisagens de dunas do Brasil ou, até, arrozais situados na Indonésia, além de paisagens da Suíça e dos Emirados Árabes Unidos.

O vídeo esteve a circular desde 27 de junho, até ter sido descoberta a batota.

A denúncia foi feita por Sass Rogando Sasot, um popular blogger das Filipinas, que colocou no Facebook várias imagens do vídeo pertencentes a outros países.

Depois de ter sido revelado o embuste, o material publicitário foi retirado das redes sociais, onde já tinha milhões de visualizações.

A DDB reconheceu o erro e atribuiu-o a um “descuido infeliz.”

O caso tomou grandes proporções também pelo valor da campanha, intitulada “Love the Phillipines”, que custou ao Governo filipino o equivalente a 823 mil euros.

Isto numa altura em que as Filipinas apostam forte no regresso do turismo estrangeiro de massas.

O Ministério do Turismo anunciou a abertura de um inquérito ao caso.

O ano passado, as Filipinas receberam 2,7 milhões de turistas, uma queda de 68% em relação aos níveis pré-pandemia registados em 2019, segundo dados da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas.

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