Foto: Pixabay

Cerca de 2200 abalos sísmicos de baixa intensidade foram registados nos últimos dias a menos de 40 quilómetros de Reiquiavique, capital da Islândia.

Segundo o Gabinete Meteorológico Islandês (IMO), os tremores tiveram origem no monte Fagradalsfjall, na península de Reykjanes, onde já ocorreram duas erupções vulcânicas em 2021 e 2022 e que agora regista sinais evidentes de que possa vir a ocorrer uma outra.

“Foram detetados e medidos cerca de 2220 sismos, os mais significativos dos quais foram sentidos na região da capital”, assinalou o IMO.

Quatro dos abalos tiveram uma magnitude superior a 4 na Escala de Richter. Embora não tenha sido observado nenhum dos chamados “tremores vulcânicos”, a probabilidade de uma erupção aumentou, sublinhou o IMO.

O alerta de aviação foi entretanto alterado de verde para laranja como medida de precaução.

Recorde-se que em abril de 2010, cerca de 100 mil voos foram cancelados, deixando mais de 10 milhões de passageiros presos, após a erupção maciça do vulcão Eyjafjallajokull.

As enormes nuvens de cinzas que então subiram ao céu durante várias semanas causaram a maior perturbação do tráfego aéreo desde a II Guerra Mundial.

A Islândia, que se situa na Crista Média Atlântica, uma falha que separa as placas tectónicas euro-asiática e norte-americana, é a maior e mais ativa região vulcânica da Europa.

Partilhar