A campanha de 2023 do Comboio Histórico do Douro arrancou este sábado, 8 de julho, e vai ter viagens até ao próximo mês de novembro.
Assim, segundo anunciou Pedro Moreira, presidente da CP, a linha terá um total de 55 viagens, ou seja, três serviços regulares por semana, ao invés dos dois habituais.
O comboio percorre o Património Mundial da UNESCO entre as estações do Peso da Régua e a do Tua, com paragem na vila do Pinhão.
A composição inclui a locomotiva a vapor, construída em 1925, e cinco carruagens de madeira, do início do século XX, com 254 lugares.
Pedro Moreira confirmou ainda uma parceria com os municípios do Peso da Régua, Alijó e Carrazeda de Ansiães para promover a região.
No âmbito deste programa, a bordo do comboio serão oferecidos produtos como cálices de vinho do Porto ou moscatel de Favaios, bem como doces tradicionais.
No Pinhão, os turistas podem observar os painéis de azulejos da estação, que retratam a paisagem e a vida dos durienses, e o abastecimento de água à locomotiva quase centenária.
O programa do Comboio Histórico na Linha do Douro arrancou no final da década de 1990.