Foto: Pixabay

Saiba aqui as respostas necessárias para quem pretende dar o passo em frente rumo a uma experiência Erasmus. Como fazer, onde e em que moldes, nada fica por esclarecer.

Que países europeus participam no programa Erasmus+?
Todos os 27 membros da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Eslováquia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Suécia), a que se somam seis países terceiros (não UE) associados ao programa (Macedónia do Norte, Sérvia, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Turquia). No total, são 33.

É possível fazer Erasmus noutros países além desses 33?
É. Países terceiros não associados ao programa podem participar em determinadas ações do programa, sob reserva de condições ou critérios específicos e desde que as candidaturas estejam de acordo com os valores da UE – respeito pela dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de direito e respeito pelos direitos humanos, incluindo os direitos das minorias (artigo 2.º do Tratado da União Europeia). São quatro Balcãs Ocidentais, seis da “Vizinhança Oriental” (incluindo o território da Ucrânia tal como reconhecido pelo direito internacional), dez do Mediterrâneo Meridional, a Federação da Rússia (território tal como reconhecido pelo direito internacional), 25 da Ásia, seis na Ásia Central, nove no Médio Oriente, 17 no Pacífico, 49 na África Subsariana, 17 na América Latina, 16 nas Caraíbas, EUA e Canadá.

Há países próximos não participantes?
Há: Andorra, Estado da Cidade do Vaticano, Mónaco, São Marinho, Ilhas Faroé, Suíça e Reino Unido.

Quem se pode candidatar?
O objetivo é a mobilidade de aprendentes e de membros do pessoal: alunos, estudantes, estagiários e jovens, docentes, incluindo do Ensino Superior, formadores, técnicos de juventude, treinadores desportivos, pessoal de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil.

Como se processa a candidatura?
As candidaturas fazem-se através dos serviços das instituições de ensino. Avaliada e aprovada a candidatura, faz-se a inscrição na universidade de destino.

Foto: Pixabay

Que apoios financeiros estão previstos?
Há bolsas cujo valor varia de acordo com a diferença de custos de vida entre países de origem e destino, o número de candidatos, a distância e o candidato ser estudante ou recém-formado que parte em estágio.

Que outros apoios são dados?
Oportunidades de aprendizagem de línguas, disponibilizadas principalmente através da plataforma Apoio Linguístico em Linha (OLS) do Erasmus+.

O que é a iniciativa DiscoverEU?
Uma ação que proporciona a todos os jovens de 18 anos a possibilidade de realizar uma experiência de viagem pela Europa, de curta duração, individual ou em grupo. Sendo uma atividade educativa informal, a iniciativa visa fortalecer um sentimento de pertença à União Europeia e permitir-lhes explorar a sua diversidade cultural. Também visa dotar os jovens de aptidões e competências importantes para as suas vidas futuras, bem como inspirá-los a adotarem meios de deslocação sustentáveis, em particular, e uma consciência ambiental, em geral. Os interessados podem candidatar-se diretamente no Portal Europeu da Juventude. Uma ação de inclusão DiscoverEU é ainda destinada aos jovens com menos oportunidades, para facilitar a participação em pé de igualdade com os pares.

Onde encontrar informação sobre o programa Erasmus+?
No site oficial e na Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação.

Saiba mais sobre destinos Erasmus na edição de junho da sua Volta ao Mundo. Disponível em formato digital.

Partilhar