Foto: Armend Nimani/AFP

Após duas semanas de terror, os incêndios na Grécia foram oficialmente considerados sob controlo, este sábado, 29 de julho, anunciaram as autoridades.

A única situação a merecer preocupação ocorreu no Peloponeso, onde foram evacuadas quatro localidades perto da cidade de Pyrgos.

Em Rodes, Corfu e Magnésia, três regiões onde o fogo causou mais problemas, as unidades no terreno garantiram que já não houve frentes de fogo ativas.

As temperaturas ajudaram, ao baixarem para máximos que chegaram apenas aos 35 graus, depois de terem ultrapassado os 40 nos últimos 15 dias.

Depois de uma primavera com chuvas insuficientes para conter a secura do solo, os incêndios das últimas semanas queimaram mais de 50 mil hectares de floresta.

Foto: Angelos Tzortzinis/AFP

Além disso, provocaram a morte de cinco pessoas, apesar dos esforços de evacuação das zonas mais afetadas, como aconteceu em Rodes.

O Governo do primeiro-ministro conservador Kyriakos Mitsotakis, reeleito há um mês, tem sido acusado de não fazer o suficiente para prevenir os fogos.

E ministro grego da Proteção Civil, Notis Mitarakis, demitiu-se depois de notícias que revelaram que tinha estado de férias em pleno pico de incêndios.

Partilhar