Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

A cidade de São Francisco, na Califórnia (EUA), vai passar a contar com uma frota de táxis que não necessitam de motoristas humanos.

Duas empresas, a Waymo, controlada pela Google, e a Cruise, da General Motors, foram autorizadas pelas autoridades locais a prestar este serviço inovador.

Os Waymo podem chegar aos 105 km/hora, mesmo em condições climáticas adversas. Já os Cruise pouco ultrapassam os 50 km/hora e não estão autorizados a circular em condições climatéricas adversas, como nevoeiro.

Na comissão em que ficou decidida esta histórica medida foram várias as vozes que se levantaram contra, alegando questões relacionadas com a falta de segurança.

No entanto, outros justificaram que os novos táxis vão contribuir para ajudar a diminuir a emissão de gases para a atmosfera e, até, a reduzir a criminalidade urbana.

Houve ainda quem elogiasse pelo lado da independência que pode ser permitida a cidadãos com deficiência, tornando as estradas mais seguras e ajudando a eliminar a discriminação.

Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Carros sem mão humana foram introduzidos pela primeira vez em São Francisco em 2014 com um “motorista de segurança” obrigatório a bordo, exigência descartada quatro anos mais tarde.

Mas nunca tinham sido utilizados como transporte público.

Desde então, verificaram-se situações que colocaram em causa o funcionamento destes veículos, como automóveis que ficaram bloqueados no meio de estradas movimentadas e outros que perturbaram faixas destinadas a autocarros ou que impediram a passagem de carrinhas da polícia e dos bombeiros.

Partilhar