Floriana e a sua Porta das Bombas (Kevin Bonnici/Wikimedia)

A ilha de Malta é o palco da edição de 2023 do Europride, a celebração mais emblemática da comunidade LGBTQ+ na Europa, de 7 a 17 de setembro.

(DR)

As mágicas ruas de Valletta preparam-se para dez dias de festa sob o lema “Equality from the heart” e para se transformarem num símbolo de diversidade, inclusão e orgulho.

Considerada pelo Gabinete de Direitos Humanos das Nações Unidas como referência em termos de direitos LGBT, por ser pioneira na implementação de políticas inclusivas, a ilha de Malta promete uma experiência inesquecível. E pretende ser uma plataforma de sensibilização para os desafios que a comunidade LGBTQ+ ainda enfrenta.

O evento conta com o apoio do Governo de Malta e do Secretariado Parlamentar para as Reformas e a Igualdade e arranca a 7 de setembro, com a cerimónia de abertura na Pjazza Tritoni. A estrela da noite é a cantora israelita NETTA, ícone para a comunidade LGBTIQ+ venceu o Festival Eurovisão realizado em 2018 em Portugal.

No dia 15, a Noite da Eurovisão junta Conchita Wurst, Katrina, conhecida pelo seu êxito “Walking on Sunshine”, e The Roop, representantes da Lituânia no festival de canção europeia.

O ponto alto do Europride está marcado para 16 de setembro: a parada percorre Valletta até ao The Granaries (Floriana), para ouvir a cantora Christina Aguilera, apoiante inveterada da causa.

Entre as várias exposições prevista, “O vento sopra ondas em todas as direções”, abordará as experiências e os desafios enfrentados pelas pessoas LGBTIQ+ ao longo da costa mediterrânica e dos seus 22 países.

A festa estender-se-á também à ilha de Gozo em 9 de setembro, com uma parada nas ruas de Victoria e um concerto com os Versatile Brass, Michela, Ryan Hili, Pamela, Aidan e Amber, entre outros.

Malta, a duas horas de voo de Portugal, é uma pérola que concentra 7000 anos de história e muitas explicações para a Europa de hoje. Paraíso balnear e cenário de cinema (Tróia, Gladiador, Munique, O Conde de Monte Cristo, As Aventuras de Vickie, Ágora e a série Guerra dos Tronos), recorde-se que Malta é o país mais católico do Mundo (mais de 93% dos cidadãos) e único país da Europa que ainda proibe totalmente o aborto.

Partilhar