Foto: DR

Inaugurada em agosto passado em Times Square, no coração de Nova Iorque, a loja “O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa” tem sido uma das mais recentes atrações da cidade.

O sucesso fez notícia em jornais de referência como o “New York Times” e tem captado um número inesperado de visitantes.

“Empilhadas do chão ao teto em dois níveis, as latas coloridas estão à venda por cerca de 13 dólares (12 euros) ou mais. E para presentear há latas comemorativas marcadas com anos anteriores – embora enlatadas recentemente -, e até uma em tom dourado por 44 dólares (40,7 euros). Outras variedades de produtos do mar em lata, como o bacalhau e o polvo, estão a chegar”, escreveu o conceituado jornal.

Também o “New York Post” deu forte destaque à loja, considerando que “aterrou em Nova Iorque para saciar o desejo cada vez maior de peixe enlatado” e que lá entrar é como “entrar numa caixa de brinquedos epicurista fora do tempo: há estatuetas pintadas, funcionários em trajes de marinheiro dos velhos tempos e, claro, dois andares de prateleiras.”

O jornal indicou ainda que as latas são organizadas “cronologicamente de 1916 até à atualidade” e que o conceito “visa difundir esta alta gastronomia nos Estados Unidos, onde, ao contrário da Europa, a sardinha é há muito sinónimo de alimentação barata.”

Foto: DR

Conceito desenvolvido pelo grupo empresarial da Murtosa “Valor do Tempo”, “O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa” em Nova Iorque tem estado apinhada de curiosos turistas. E marca a expansão internacional deste conceito, que conta já com várias lojas em Portugal.

“Aventurámo-nos a viver o sonho americano, trazendo para Times Square um dos mais relevantes cartões de visita de Portugal: as conservas”, explica António Quaresma, presidente do “Valor do Tempo”.

“Os nossos holofotes incidem sobre os pescadores e as mulheres cujas mãos trabalham com mestria numa arte que se mantém viva e fiel às suas origens. A nossa plateia é agora o Mundo. Que comece a magia”, acrescentou.

Partilhar