Produzido por:

Quer saber como tirar as melhores fotos nas suas viagens? Então veio ao lugar certo.

Viajar é uma das melhores experiências que podemos ter na vida. Conhecer novos lugares, culturas, pessoas e paisagens é algo que nos enriquece e nos inspira. E nada melhor do que registar esses momentos com belas fotografias, que podem ser partilhadas com os amigos e familiares ou guardadas como recordações. Por isso, siga as dicas seguintes

1. Planeie como tirar as melhores fotos das suas viagens

A primeira dica é planear as suas fotos antes de sair para a viagem. Pesquise sobre o destino, os pontos turísticos, as melhores épocas e horários para fotografar, as condições climatéricas, as regras e restrições de cada lugar. Assim, pode-se preparar melhor, escolher os equipamentos adequados, definir os ângulos e as composições que deseja fazer e evitar imprevistos ou frustrações.

2. Utilize um editor de fotografias

Para dar um toque final nas suas fotografias, pode utilizar um editor de fotografias. Um editor de fotografias é uma ferramenta que permite ajustar, corrigir ou modificar as suas imagens, de acordo com o seu gosto e objetivo. Existem vários editores de fotos disponíveis, mas um que se destaca é o CapCut Online, um editor online para Mac, Linux e Windows.

Prefira fotografar nos horários
em que o sol está mais baixo, como
no início da manhã ou no final
da tarde, pois a luz fica mais
suave e dourada

Além disso, este editor de fotos gratuito é uma ferramenta completa e versátil, que permite ainda editar vídeos de forma fácil e rápida. Com o CapCut Online, pode cortar, girar, redimensionar, adicionar filtros, efeitos, remover fundo e muito mais. Também pode converter os seus vídeos para diferentes formatos, como MP4, AVI, MOV, etc.

3. Escolha uma boa câmara

A escolha da câmara é muito importante para tirar boas fotos nas suas viagens. Afinal, atualmente existem diversos modelos e marcas de câmaras, que atendem a diferentes necessidades e orçamentos.

Pode optar por uma câmara profissional, que oferece mais recursos e qualidade, mas também é mais cara e pesada. Ou mesmo escolher uma câmara semiprofissional, que tem um bom custo-benefício e é mais fácil de usar. Uma outra opção é uma câmara compacta, que é mais barata e leve, mas tem menos funcionalidades.

Além disso, também pode usar o seu smartphone para tirar fotos das suas viagens. Os smartphones atuais têm câmaras cada vez mais potentes e versáteis, que permitem tirar fotos de alta resolução, com zoom, efeitos e modos variados. O telemóvel também tem a vantagem de ser mais prático e discreto e de permitir a partilha instantânea das fotos nas redes sociais.

4. Aproveite a luz natural

A luz natural é um dos elementos mais importantes da fotografia. Ela pode realçar ou ofuscar as cores, as formas, as texturas e as sombras de uma cena. Por isso, é essencial saber aproveitá-la para saber como tirar as melhores fotos nas suas viagens.

A regra dos terços é uma técnica simples e eficaz para melhorar
a composição das suas fotografias

Uma dica é evitar fotografar nos horários em que o sol está mais forte, como entre as 10h e as 16h, pois a luz pode ficar muito dura e gerar reflexos, contrastes e sombras indesejados. Então, prefira fotografar nos horários em que o sol está mais baixo, como no início da manhã ou no final da tarde, pois a luz fica mais suave e dourada, criando um efeito mais bonito e harmonioso.

Outra dica é observar a direção da luz em relação ao seu objeto ou cenário. Pode fotografar contra, a favor ou de lado da luz, dependendo do efeito que quiser criar. Por exemplo, se quiser fazer um retrato com um fundo escuro, pode fotografar contra a luz. Já se quiser destacar as cores e os detalhes de uma paisagem, pode fotografar a favor da luz. Por fim, se quiser criar um jogo de luz e sombra, pode fotografar de lado da luz.

5. Use a regra dos terços

A regra dos terços é uma técnica simples e eficaz para melhorar a composição das suas fotografias. Consiste em dividir a imagem em nove partes iguais, traçando duas linhas horizontais e duas linhas verticais imaginárias. Depois, basta posicionar os elementos mais importantes da foto nos pontos de intersecção dessas linhas, ou ao longo delas. Dessa forma, essa técnica ajuda a criar um equilíbrio visual, uma harmonia e um interesse na fotografia, evitando que fique muito centralizada ou deslocada.

Além disso, pode usar a regra dos terços para fotografar pessoas, animais, objetos, paisagens e arquiteturas, por exemplo. Muitas câmaras e telemóveis têm a opção de mostrar a grelha dos terços no ecrã, facilitando o enquadramento.

6. Explore diferentes perspetivas

Uma forma de tirar as melhores fotos nas suas viagens é explorar diferentes perspetivas. Ou seja, em vez de fotografar sempre na mesma altura e distância, experimente variar o ângulo, o nível, o zoom e o foco das suas fotos. Pode fotografar de cima, de baixo, de lado, de perto, de longe, de frente, de costas, etc.

Essas mudanças de perspetiva podem alterar completamente a forma como vê e mostra um sítio, revelando novos aspetos, detalhes e emoções. Ainda mais, pode, por exemplo, fotografar uma torre famosa por baixo, mostrando a sua imponência, ou fotografar uma flor por cima, mostrando a sua delicadeza.

Se usar uma velocidade de obturador rápida, que congela o movimento
e mostra os detalhes de uma ação, pode fotografar um pássaro a voar

7. Capture o movimento

Outra forma de tirar fotos mais dinâmicas e interessantes das suas viagens é capturar o movimento. O movimento pode estar nas pessoas, nos animais, nos veículos ou mesmo nos elementos da natureza. Assim, pode registar o movimento de várias maneiras, dependendo do efeito que quiser criar.

Uma maneira é usar uma velocidade de obturador rápida, que congela o movimento e mostra os detalhes de uma ação. Por exemplo, pode fotografar um pássaro a voar, um carro a passar ou uma pessoa a saltar.

Outra maneira é usar uma velocidade de obturador lenta, que mancha o movimento e mostra a sensação de velocidade ou de fluidez. Por exemplo, pode fotografar uma cascata, uma roda-gigante ou uma dança.

Gostou das nossas dicas de como tirar melhores fotos nas suas viagens? Então coloque-as em prática e tenha resultados incríveis.

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.

Partilhar