Foto: DR

Portugal passou a ser um dos 98 países aos quais Angola deixou de exigir visto de turismo para estadas inferiores a 90 dias.

A novidade tornou-se oficial com a publicação da medida de um decreto presidencial em Diário da República.

Para visitar Angola, os turistas terão agora de cumprir as “formalidades aplicáveis nos postos de fronteira”, que não são detalhadas no diploma.

Além disso, devem apresentar passaporte com validade superior ao período de estadia, bilhete de passagem de ida e volta e certificado internacional de vacina sempre que justifique.

A lista europeia de países isentados contempla todos os que integram União Europeia, além da Rússia, da Noruega e da Turquia.

Entre os 14 países africanos estão Cabo Verde, Marrocos, Guiné Equatorial, Botsuana e Ruanda. E nos 11 asiáticos constam a China e o Japão, Israel, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Arábia Saudita, Índia, Singapura, Coreia do Sul e Timor-Leste.

Há ainda 14 países asiáticos e 16 da região das Caraíbas e Pacífico.

O novo regime de vistos motivou “volumes sem precedentes” para a obtenção dos documentos.

A VFS Global, órgão gestor do processo de emissão de vistos do Consulado Geral de Portugal em Luanda e de outros países, anunciou ter desenvolvido um conjunto de medidas que visam combater as tentativas de fraude.

Partilhar