Foto: Pixabay

Uma das principais atrações turísticas de Berlim, o Museu Pergamon célebre pela sua grande coleção de antiguidades, fecha portas esta segunda-feira, dia 22, até… 2037.

O motivo é simples. O museu será alvo nos próximos anos de um profundo processo de reestruturação, que obrigará a que esteja encerrado totalmente ao público.

Instalado na Ilha dos Museus, considerada património da UNESCO, o Pergamon abriga autênticos tesouros, como o Grande Altar de Pérgamo, construído no século II AC, o Portão de Ishtar da Babilônia, com 2600 anos, e uma vasta coleção de arte islâmica.

Inaugurado em 1930, recebeu o nome de uma das obras-primas da Grécia Antiga, atraindo mais de um milhão de visitantes por ano quando todas as suas exposições estão acessíveis.

O edifício, semelhante a um templo, foi erguido para exibir o altar ornamentado e o Portão de Ishtar, com os espetaculares relevos de leões de sua Via Processional, com o máximo efeito dramático.

Foto: John MacDougall/AFP

No entanto, o tempo e o peso das coleções, apoiadas no leito poroso de um rio, fizeram com que desmoronasse parcialmente.

Estabilizar e reforçar as fundações subterrâneas de betão com mais de um século de existência é uma tarefa hercúlea, que ajuda a explicar a duração extraordinária da obra e o custo estimado de 1,5 mil milhões de euros, segundo os responsáveis.

“O desgaste ao longo das décadas, combinado com os danos duradouros da II Guerra Mundial, levaram a vazamentos contínuos quando chove”, explicou Barbara Helwing, diretora do Museu do Antigo Oriente Próximo, localizado no mesmo edifício.

A promessa é que a reabertura, daqui a 14 anos, será realizada em grande.

Partilhar