Foto: Pixabay

Madeira, Canárias e Cabo Verde acertaram a constituição da Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia.

O objetivo principal é promover o turismo de cruzeiros nos três arquipélagos, que representa atualmente um mercado de quase três milhões de passageiros.

A associação decorre da marca Cruise in the Atlantic Islands, criada em 1994 pelas autoridades da Madeira e de Canárias, que têm agora Cabo Verde como parceiro.

Para o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, há que “garantir que os nossos portos turísticos são cada vez mais conhecidos e cada vez mais atrativos.”

Miguel Albuquerque alertou, por outro lado, para a “necessidade cada vez mais premente” de as ilhas europeias, associadas a Cabo Verde se constituírem como lóbi no contexto da União Europeia, considerando que esta está a “perder o foco nas políticas atlânticas” e a deslocar as atenções para o centro e o leste do continente.

A Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia está focada na promoção, investigação e formação ao nível portuário e marítimo e no desenvolvimento de iniciativas comerciais, sociais e culturais impulsionadoras do destino turístico de cruzeiros e da sustentabilidade e boas práticas dos portos.

Pretende também fomentar os estudos e o intercâmbio da informação relativa à atividade portuária e de tráfego, bem como a colaboração entre associados, de forma a estimular a criação de itinerários de cruzeiro para as ilhas atlânticas.

E quer ainda facilitar a comunicação através do alinhamento de posições sobre questões de interesse comum, apresentando-as em fóruns da especialidade e junto das instituições nacionais e europeias.

A região da Macaronésia é constituída pelos arquipélagos da Madeira, Açores (que não integra a nova associação), Canárias e Cabo Verde.

Partilhar