Foto: DR

Privacidade, paz e um luxo discreto é o que oferece um retiro a uma hora de Marraquexe, na base do Toubkal, a montanha mais alta do norte de África.

Ao fim de 25 anos a receber hóspedes do todo o mundo na sua La Maison Arabe, em Marraquexe, o aristocrata italiano Prince Fabrizio Ruspoli fechou portas e rumou a sul em busca da concretização do desejo antigo de abrir um hotel em ambiente rural, longe da agitação da grande cidade.

Encontrou a morada ideal para o seu Olinto em Marigha, no sopé das montanhas do Alto Atlas – mais precisamente na base do Toubkal, a montanha mais alta do norte de África –, e muito próximo de Ouirgane, uma das localidades mais afetadas pelo sismo que abalou a região em setembro.

Apesar da destruição que o terramoto causou ao seu redor, o hotel sofreu apenas “danos menores”, fez saber o proprietário, e quer agora ser um dos pilares a reerguer a comunidade local e a ressuscitar o apelo turístico da área.

Concebido como um lugar de repouso e contemplação para os viajantes que procuram sossego e privacidade, o Olinto compõe-se de nove casas de hóspedes – três das quais com piscina privada aquecida no terraço –, perfeitamente isoladas umas das outras e com o seu próprio jardim de relaxamento e com preços desde 728 euros por noite.

Foto: DR

Todas as villas partilham características comuns, como a utilização de pedra local nas casas de banho – entre outros materiais tradicionais marroquinos como taipa, tijolos, madeira pintada (zouak), gesso esculpido (gebs), treliças de madeira (moucharabieh) – e os painéis de couro na cabeceira da cama.

Cada uma assume depois uma personalidade própria através dos seus elementos decorativos – tapetes, gravuras e pinturas antigas –, muitos dos quais provenientes da coleção privada do proprietário, que foi responsável por todo o projeto.

Para inspirar o descanso dos hóspedes existe ainda um pequeno hammam e uma piscina rodeada de olival, de onde provém o azeite utilizado no restaurante de fusão marroquina e mediterrânea.

A pedido, o Olinto também organiza passeios guiados para quem quiser conhecer melhor a região, a sua Natureza extraordinária e as antigas aldeias berberes.

 

Partilhar