a carregar vídeo
a carregar vídeo

África é aquele lugar que se entranha, aquele sítio que fica gravado para sempre, aquele Mundo que nos obriga à simplicidade do encanto com a vida.

Na Guiné-Bissau, esse milagre da vida tem a forma de uma tartaruga a sair de um ovo guardado pela areia cuidadosamente amontoada por uma fêmea que regressa ali, todos os anos, ao sítio onde também ela viu a luz do dia, num ciclo permanente e milenar.

Um milagre que se repete porque há um povo que sempre viveu ali, com elas, da forma simples que África ensina. Os Bijagós. A Volta o Mundo foi conhecê-los melhor, foi descobrir a sua relação com o hipopótamos de água salgada, a sua relação com a espiritualidade e as decisões da galinha sem cabeça.

E conta-lhe tudo na edição de dezembro, que salta amanhã para as bancas com uma mão cheia de histórias sobre lugares que prometem fazê-lo viajar nesta quadra natalícia.

Do Brasil paulista ao Brasil piauiense, do País Basco interior de Vitória-Gasteiz à Sérvia que foi o coração da ex-Jugoslávia, das alterações climáticas às turbulências que elas multiplicam inexoravelmente nas viagens aéreas.

Descubra mais um pouco deste nosso imenso Planeta na sua Volta ao Mundo de dezembro, nas bancas ou em formato digital, assinando aqui.

Partilhar