Foto: Pixabay

Desde o passado dia 11 de dezembro que é possível voltar a viajar de comboio durante a noite entre Paris e Berlim. E vice-versa.

O tão ansiado regresso foi anunciado pela operadora ferroviária austríaca OeBB, que assim faz voltar ao ativo esta linha mítica nove anos depois do seu encerramento.

São três viagens por semana, com a empresa a pretender tornar a rota diária até outubro do próximo ano.

No percurso entre as capitais francesa e alemã, há paragens em Estrasburgo, Mannheim, Erfurt e Halle.

A OeBB tem em marcha uma pioneira campanha de regresso dos comboios noturnos, à medida que os europeus procuram alternativas de viagem com baixas emissões de carbono.

Foto: Flickr

Os serviços Bruxelas-Viena e Paris-Viena são os próximos a entrar em vigor. Os passageiros que viajam de Bruxelas e Paris para Berlim e Viena embarcarão em carruagens diferentes no mesmo comboio, sendo as carruagens reorganizadas em Mannheim para viajar até ao seu destino.

As companhias ferroviárias austríacas, francesas e alemãs anunciaram pela primeira vez planos para ressuscitar os serviços noturnos em dezembro de 2020.

A Deutsche Bahn confirmou a retomada do serviço, enquanto a SNCF da França não referiu qualquer prazo.

A França e a Alemanha também planeiam introduzir um serviço de comboio rápido entre as duas cidades a partir do final de 2024.

Partilhar