O palacete serviu originalmente como casa dos arcebispos de Cashel (Foto: Brian Morrison)

No meio das colinas verdejantes, campos férteis e rios de Tipperary, ergue-se a figura imponente do Cashel Palace, uma magnífica mansão de arquitetura palladiana, construída em 1732.

Depois de quatro anos de reabilitação, reabriu como hotel de cinco estrelas e novo membro do grupo Relais & Chateaux.

O palacete serviu originalmente como casa dos arcebispos de Cashel e chegou a funcionar como um hotel no início dos anos 1960. Está instalado à sombra do icónico Castelo de Cashel, que pode ser admirado a partir dos jardins históricos da propriedade – três hectares de tranquilos relvados ondulantes e árvores centenárias –, ou conhecido de perto, através do caminho privado que liga a casa às ruínas medievais.

Foto: DR

Com preços que arrancam nos 289 euros, os 42 quartos, entre eles nove suites, distribuídos pela casa principal, uma nova ala construída no jardim, e outros pequenos edifícios, celebram a história do Cashel Palace, não descurando os confortos modernos.

A decoração é especialmente opulenta nas suites da casa principal, que conservam as cornijas originais, exibem tetos altos e lareiras acolhedoras.

A nova ala alberga também um spa, com uma piscina aquecida inundada de luz, jacuzzi, sauna e banhos de algas marinhas. As instalações estendem-se a um ginásio totalmente equipado, cabeleireiro e estúdio de ioga.

O palacete tem ainda um salão de baile, perfeito para acolher festas e outros eventos.

Foto: DR

Muitos dos produtos que abastecem os restaurantes do hotel, o Bishop’s Buttery e o Mikey Ryan’s Bar & Kitchen, chegam de produtores locais, da despensa natural que são os terrenos fér-teis do Golden Vale.

No Guinness Bar é celebrada a ligação histórica da propriedade com o pai de Arthur Guinness, fundador da famosa cervejaria, que terá inicialmente preparado a cerveja usando lúpulo cultivado no jardim do palácio, e passado a experiência ao filho. Arthur terá depois usado a herança de cem libras de seu padrinho, o arcebispo Arthur Price – que viveu no Cashel Palace – para criar o seu negócio cervejeiro.

Para aproveitar ao máximo a estadia neste palacete, os hóspedes podem explorar a região visitando produtores locais em roteiros gastronómicos com os chefs e aproveitando o intenso programa de experiências equestres que o hotel dispõe, ou ainda em descidas de caiaque no rio Suir, caminhadas por cenários pitorescos, passeios de bicicleta e visitas ao centro de Cashel, uma das cidades históricas mais importantes da Irlanda.

Partilhar