Foto: DR

Para o seu primeiro hotel nos Países Baixos, a Tivoli Hotels & Resorts escolheu um edifício recheado de história e com estreitos laços ao legado artístico do país.

Trata-se do Tivoli Doelen Amsterdam, que ocupa um palacete do século XVI e é considerado o hotel mais antigo da cidade.

Um espaço que foi ainda a casa original da famosa pintura de Rembrandt Van Rijn, “O cavaleiro da noite”, concluída em 1642.

O hotel, de estilo classicista, tem uma localização privilegiada no centro histórico da cidade, com vista para o rio Amstel e a uma curta distância das principais atrações turísticas.

Oferece 81 quartos, interiores em tons pastel e pautados por apontamentos de vermelho e madeira e casas de banho em mármore. Os preços arrancam nos 200 euros por noite.

Para uma experiência ainda mais especial, pode reservar-se a Suite Rembrandt, onde há uma réplica d’”O cavaleiro da noite”, exatamente no sítio onde a obra esteve exposta durante 70 anos, até se mudar para o prestigiado Rijksmuseum.

Outro quarto com história é a Suite da Imperatriz, que já foi o boudoir de Sissi da Áustria.

Foto: DR

No rés-do-chão e com vista para um canal, o restaurante Omber exibe uma ementa de fusão mediterrânica-holandesa, inspirado na paleta de cores usada por Rembrandt – Omber é uma cor de assinatura do pintor – e nos pratos preferidos do artista, como o arenque com picles.

A vitela holandesa cozida lentamente com cherovia, cenoura e beldroegas é um dos pratos harmonizados com vinho da Cartuxa, em homenagem à herança portuguesa da marca Tivoli.

Já para o Omber Bar foram criados cocktails de autor com Jenever, o típico gin holandês, bebida preferida de Rembrandt.

O Tivoli Doelen Amesterdam promove serviços pensados ao pormenor, entre eles passeios pelos canais que começam e terminam no cais do hotel e um tour imersivo “Na pegada de Rembrandt”, com visita à casa e ao estúdio do pintor, ao bairro gótico de Zuiderkerk, à igreja da família e à escola artística De Waag, que Rembrandt também pintou.

Reservar um jantar na cozinha da casa de Rembrandt, ou fazer um workshop de pintura são outras propostas.

 

Partilhar