Portugal vai apostar em mercados que ajudem a combater a sazonalidade e que tenham maior valor acrescentado. Entre eles, estão os dos Estados Unidos, do Canadá, da China, da Coreia do Sul e da Turquia.
O Ministério da Economia sublinhou, em comunicado, que na primeira reunião do Conselho Estratégico de Promoção Turística (CEPT) “ficou expressa a intenção de que a promoção externa para os próximos anos fomente a oferta comercial de produtos diferenciados para segmentos mais exigentes”.
Em destaque estarão ainda o turismo de cultura, de arquitetura, gastronomia e de enoturismo, entre outros.
As entidades representativas do setor deram conta ao Governo da boa recuperação da atividade após a pandemia. E apontaram para um ano de 2024 acima dos melhores números de 2019 em todas as regiões do país.
O ministro da Economia, Pedro Reis, defendeu que o Turismo deve destacar-se pelo valor acrescentado, retenção de talento e aposta numa agenda verde e na internacionalização.
“Estamos cá para acelerar crescimento sustentado da nossa economia, apostando nos setores estratégicos como é o do Turismo”, afirmou.
O CEPT é uma estrutura consultiva do Governo para a promoção turística externa e de concertação estratégica.
Conta com representantes do Turismo de Portugal, dos Governos Regionais da Madeira e dos Açores, do setor privado, através da Confederação do Turismo de Portugal, das Entidades Regionais de Turismo e das Agências Regionais de Promoção Turística.