Publicidade Continue a leitura a seguir

As melhores fotografias de viagens de 2016: o vencedor é português

Veja algumas das fotos distinguidas no concurso nos slides seguintes (Foto de Joel Santos)
1. O fotógrafo português Joel Santos foi o grande vencedor do concurso Travel Photographer of the Year, ou seja, foi eleito fotógrafo de viagens do ano pelo painel da organização sediada em Londres. Os trabalhos que mereceram a distinção foram fotografados na Etiópia e no Gana. (Foto de Joel Santos)
2. Fotografia aérea de Joel Santos, no Deserto de Afar, Etiópia
3. O italiano Michele Palazzo venceu a categoria "Cidades - Arquitetura e Espaços", com um registo do Flatiron Building, em Nova Iorque, EUA.
4. Aos 18 anos, a norte-americana Courtney Moore venceu a categoria de "melhor jovem fotógrafo de viagens 15-18 anos", como este trabalho. Uma raposa na Island Beach State Park, em Nova Jérsia, USA.
5. O chinês Ruiyuan Chen foi o vencedor da categoria "Portfólio de Pessoas e Cultura", com uma série de retratos de povo Yi, que vivem na província de Sichaun, na China.
6. O norte-americano Kyle Adler recebeu uma menção honrosa pelo seu registo na categoria de "Vida Selvagem e Natureza".
7. Darpan Basak, um autodidata de 14 anos, foi o vencedor da categoria do "mais jovem fotógrafo do ano", com uma série de fotografias de pescadores em Chaipur, na Índia, entre esta.
8. Ankit Kumar, indiano de 13 anos, venceu a categoria de "jovem fotógrafo de menos de 14 anos para Lugares e Experiências", com uma série de fotografias em Ankit Kumar, Índia.
9. Jeremy Woodhouse (Reino Unido) venceu a categoria de "melhor imagem num portfólio"
10. Fotografia da autoria de Biran Zhao tirada em Ganzi, na província de Sichuan, China
11. Beniamino Pisati venceu a categoria de portfólio de "Viagens e Aventuras", com uma série de fotografias tiradas em Bayankhongor, na Mongólia.
12. O fotógrafo espanhol Lluís Salvadó venceu a categoria da "melhor imagem de portfólio em Viagens e Aventuras", tirada no Festival de San Anton, em San Bartolomé de Pinares, Espanha.
13. Craig Easton, fotógrafo do Reino Unido, venceu com o seu portfólio a categoria de "Mundo Natural: Terra, Mar e Céu".
14. Celebrações misteriosas e e acenstrais nas florestas das montanhas Falakro, na Grécia, foram a história do portfólio de Panos Laskarakis. Valeu-lhe o segundo prémio do portfólio "Pessoas e Cultura".
15. O portfólio de Zijie Gong foi feito entre a região de Sichuan e do Tibet. A criança captada foi a "estrela" para uma menção honrosa na categoria de "melhor jovem fotógrafo de viagens 15-18 anos".
16. A imagem de um flamingo no Zoo de Praga, da autoria de Magdaléna Straková (República Checa), recebeu uma menção honrosa na categoria "Vida Selvagem e Natureza".
17. Esta fotografia valeu uma menção honrosa a Marco Urso (Itália), na categoria de "Vida Selvagem e Natureza", tirada em Kamchatka, Rússia.
18. O italiano Robert Norberto Giamberduca foi "altamento elogiado" pelo trabalho feito numa corrida de renas em Jokkmokk, Suécia.
19. Uma erupção no vulcão Batu Tara, na ilha de Komba, Indonésia, foi fotografada pelo alemão Martin Siering e valeu-lhe uma menção honrosa na categoria de "Terra, Mar e Céu".
20. O vencedor da categoria "Novo Talento - Olhos nos olhos" foi a fotógrafa Alison Cahill, do Reino Unido. O portfólio foi feito em George Town, Penang, na Malásia.
21. A fotografia de uma instalação em Astana, no Cazaquistão, da autoria do irlandês Dominic Byrne, valeu-lhe uma "alta recomendação" na categoria "Cidades: Arquitetura e Lugares".
22. Um portfólio de celebrações em Andaluzia, Espanha, da autoria de Timothy Allen (Reino Unido), recebeu o segundo prémio da categoria "Viagens e Aventuras".
23. Duas mulheres aguardam a celebração do dia da Independência, em Paris. A fotografia foi feita por um telemóvel pela italiana Marina Spironetti, que venceu a categoria de "Smart Shot".
24. O lince Ibérico, um dos animais mais raros no mundo, foi "capturado" pela lente de Luke Massey, do Reino Unido. Venceu a categoria de "uma fotografia da Vida Selvagem e Natureza".
25. O fotógrafo alemão Rudi Sebastian recebeu uma menção honrosa na categoria de "uma fotografia de Vida Selvagem e Natureza", pelo seu registo feito numa pequena lagoa nos arredores de Berlim.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Joel Santos foi o primeiro português a conseguir vencer a competição internacional ‘Travel Photographer of the Year’, na 14ª edição, graças ao seu trabalho apresentado em dois portefólios: um com uma série de fotografias da Depressão de Danakil, na Etiópia, na categoria “Terra, Mar e Céu”, com uma câmara montada num drone; e outro trabalho que regista o dia-a-dia de pescadores do Lago Bosumtwi, no Gana, na categoria “Viagens e Aventura”.

O júri considerou que os trabalhados apresentados por Joel Santos, nas categorias “Terra Mar Céu” e “Viagens e Aventuras”, mostram uma “assinalável diversidade nos motivos, na técnica e na sensação”.

“Foi com uma enorme honra que recebi esta notícia. É imensamente positivo ver o nosso trabalho/paixão reconhecidos por um dos mais globais e prestigiados prémios internacionais”, comentou o fotógrafo na sua página na rede social Facebook.

Joel Santos nasceu em Lisboa e, apesar de ter estudado Economia, dedicou a última década à fotografia, tendo vários livros editados. Com esta distinção recebe um prémio de quase cinco mil euros.

Também foram entregues prémios para os fotógrafos mais jovens: Darpan Basak, de 14 anos, de nacionalidade indiana, é o vencedor. Courtney Moore (EUA) venceu na categoria do mais jovem entre 15-18 anos e Ankit Kumar (Índia), venceu na categoria dos mais jovens com menos de 14 anos.

Na competição anual participaram fotógrafos de 123 países, com vencedores de 20 países para categorias de Cidades, Arquitetura, Pessoas, Cultura, Vida Selvagem, entre outras.

Algumas das imagens vencedoras estão na galeria acima e todas estarão em exposição em Londres, no próximo ano.