Publicidade Continue a leitura a seguir

Dicas de quem viaja pelo mundo a praticar yoga como estilo de vida

Fique a conhecer nas imagens seguintes alguns países perfeitos para praticar Yoga.
1. Índia O Yoga nasceu na Índia, há milhares de anos atrás. Apesar de ser praticado um pouco por todo o país, Rishikesh é, sem dúvida, uma das cidades mais conhecidas pelo Yoga, sendo mesmo apelidada de "berço do Yoga". Goa, Querala, Bombaim, Mysore e Bihar são outras localidades onde há vários templos, escolas e resorts dedicados exclusivamente à prática de Yoga.
1. Índia Situada junto aos Himalaias, Rishikesh é considerada a capital mundial do Yoga. Muitos foram os artistas que passaram pela cidade. Os Beatles, por exemplo, compuseram várias músicas durante o tempo que passaram em Rishikesh. Parmath Niketan Ashram é um dos locais mais conhecidos para fazer Yoga.
2. Nepal O Nepal é outro país muito procurado pelos praticantes de Yoga. Catmandu (a capital do Nepal), Patan e Pokhara são três cidades repletas de «ashrams» - locais para praticar Yoga.
2. Nepal O Purna Yoga Retreat é um dos centros de Yoga mais conhecidos do país e está localizado em Pokhara. «Purna» significa completo.
3. Tailândia Os praticantes de Yoga encontram na Tailândia vários locais perfeitos para fazer Yoga. Em Bangkok, em Chiang Mai e nas ilhas como Koh Tao, Koh Samui e Koh Pangham pode encontrar templos, resorts e escolas onde praticar Yoga.
3. Tailândia Sunctuary é um resort perfeito para relaxar, fazer um verdadeiro retiro e ter aulas de Yoga.
4. Costa Rica A Costa Rica pode ser conhecida pelas suas praias exóticas, mas é também um país muito procurado pelos praticantes de Yoga. Os resorts em Montezuma, em Santa Teresa ou nas montanhas perto de Puerto Viejo são locais perfeitos para um retiro espiritual.
4. Costa Rica O Anymaya Resort, em Montezuma, oferece um retiro espiritual completo, com aulas de Yoga e a possibilidade de obter um certificado para poder ser professor em qualquer lugar do mundo.
5. Bali É chamada de «Ilha dos Deuses» e, «para os Balinenses, não há sábados, domingos ou feriados; há luas, cerimónias, épocas para casar, para cremar e para conceber", afirma Filipa Veiga. É também um lugar perfeito para os praticantes de Yoga, sendo Ubud a cidade a sua cidade predileta.
5. Bali O centro Yoga Barnn é um paraíso para os praticantes de Yoga, com aulas e programas de detox.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Yoga é uma filosofia de vida, une o corpo, a mente e o espírito, através de diferentes práticas que permitem que uma transformação aconteça. Teve origem na Índia, há alguns milhares de anos, mas hoje é praticada em todo o mundo.

A palavra sânscrita yoga tem diversos significados e deriva da raiz yuj, que significa “controlar”, “unir” ou “concentração”. O sânscrito é uma das línguas mais antigas do mundo. «Devido à sua grande influência na tradição hindu e nas práticas de yoga, o sânscrito é a língua em que os mantras e os textos sagrados são escritos e falados», explica Filipa Veiga, autora de Yoga-me: a Arte de Abrir o Coração, blogger, ex-jornalista, e praticante desta modalidade que andou pelo mundo atrás da modalidade, viveu em Bali e esteve na Índia.

O yoga pode melhorar a flexibilidade, a resistência, o equilíbrio e a força. Para além disso, reduz a ansiedade e o stress. «O Yoga é o controlo, a coordenação e a quietude das constantes oscilações da mente», diz Filipa Veiga. «Começa por ser uma prática física, mas, se se dedicar, torna-se um estilo de vida.»

«Um bom viajante não tem planos fixos, nem intenção de chegar», Lao-Tsé

A autora de Yoga-me: a Arte de Abrir o Coração explica que «o caminho da espiritualidade está intimamente ligado à descoberta. Explorar, questionar, conhecer». E é isso mesmo que muitos praticantes de yoga fazem: viajam pelo mundo para descobrir e explorar novos lugares, culturas, tradições e, também, se conhecerem a si próprios.

Dicas de Filipa Veiga para um dia “nutritivo”
– Acorde antes de toda a família.
– Tome um duche rápido para tonificar os músculos e limpar.
– Beba água morna com limão.
– Sente-se, numa pequena meditação matinal.
– Pratique alguns exercícios.
– Faça um sumo verde só com vegetais verdes que tem no frigorífico (se não tiver a máquina se sumos ideal, use a liquidificadora e coe num pano de cozinha velho, para separar os fios do sumo).
– Olhe-se ao espelho e diga como é abençoado por ter a experiência de viver aqui e agora.

Desafio lançado no livro
– Experimente uma aula de yoga e analise a sua mente antes e depois.
– Estenda o tapete e pratique sem o telemóvel ou o computador por perto (e não vale pôr o telemóvel no modo de vibração!).
– Dedique este curto espaço de tempo só a si. Usufrua deste momento que é só seu.
– Sorria: é uma pessoa afortunada por estar a praticar yoga.
– No fim, escreva como se sente.

Filipa Veiga, Yoga-me: A Arte de Abrir o Coração

Saiba mais sobre os melhores países para a prática de yoga na fotogaleria.

Por Mafalda Magrini – Fotografias Direitos Reservados

Veja também:
50 destinos mais baratos para viajar
Casas na natureza para se desligar do mundo