Publicidade Continue a leitura a seguir

10 dicas para ser um turista perfeito

Conheça 10 dicas para ser um turista perfeito nas imagens seguintes.
1. Vá para outro lugar «Se está a pensar em viajar para um lugar com muitos turistas, considere ir para outros locais alternativos. Pense nalgumas cidades secundárias que podem ser igualmente bonitas ou igualmente interessantes». Utrecht em vez de Amesterdão ou Siena em vez de Roma, por exemplo.
2. Evite os lugares mais óbvios e que têm maior afluência «Seja em Barcelona ou em Botswana, haverá sempre muitas pessoas que vão àqueles sítios mais óbvios que todos conhecem e querem ver», disse Richard Hammond, CEO da Green Traveller. «Se fizer um pouco de pesquisa, muitas vezes pode visitar um local semelhante num outro lugar, tendo uma experiência muito melhor porque há muito menos pessoas a visitá-lo».
3. Vá fora da época de férias Uma maneira óbvia de aliviar a pressão num destino - e ter uma melhor experiência do lugar - é evitar visitá-lo quando todos os outros o fazem. O tempo geralmente é tão bom no outono ou na primavera - e a maioria das lojas e restaurantes estão abertos. Nestas alturas, há menos pessoas a viajar do que no verão ou nas férias do natal.
4. Deixe o guia de parte por um dia E deixe seu telemóvel no hotel. Apenas vá e perca-se, siga o seu instinto. «Se as pessoas pensassem em experimentar cinco coisas que não conseguem encontrar num guia de uma cidade, talvez tivessem uma melhor experiência», disse Rochelle Turner, Diretor de pesquisa do The World Travel & Tourism Council (WTTC).
5. Fique num alojamento local Os lucros feitos por hotéis que pertencem a habitantes locais acabam por contribuir para a economia desse lugar. Isso não quer dizer, no entanto, deva evitar cadeias internacionais, que tendem a ocupar instalações maiores e, portanto, empregam mais pessoas.
6. Faça perguntas A comida servida no seu hotel é de origem nacional e local? Os seus lençóis são limpos localmente? E foram feitos nesse país? O que faz o seu hotel para reduzir o seu impacto ambiental? Se o hotel onde está parece estar a fazer pouco para apoiar a economia local ou proteger o meio ambiente, para a próxima já sabe onde não gastar o seu dinheiro.
7. Aprenda a língua local Se tentar conversar com os locais na sua língua, isso poderá deixá-los mais confortáveis.
8. Comprar localmente Um dos grandes problemas em Veneza é a quantidade de lojas locais que fecharam para abrir caminho para lojas de souvenirs. Os turistas deveriam evitar a compra de lembranças baratas (que provavelmente foram importadas do exterior) e, em vez disso, deveriam gastar o seu dinheiro em produtos regionais em lojas locais.
9. Reduza o desperdício de plástico Desde praias de Goa às ruas de Roma, o desperdício de plástico é uma praga no planeta. Por isso, tente não o fazer durante as suas férias. Leve a sua própria garrafa de água que pode encher, ao invés de comprar uma nova garrafa de plástico sempre que quiser beber água», aconselha Hammond.
10. Respeite Tente sempre respeitar os lugares que visita como se fosse a localidade onde habita. Respeite as leis e os costumes locais, e vista-se adequadamente, por exemplo.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há turistas que não respeitam os habitantes locais e têm atitudes menos agradáveis quando viajam.

O ano de 2017 testemunhou um forte aumento do sentimento anti-turista um pouco por toda a Europa. De Amsterdão a Veneza, de Hvar a San Sebastian, os habitantes locais estão cada vez mais preocupados com o impacto que o turismo tem nas suas cidades.

Há localidades que estão a implementar políticas para diminuir os efeitos do turismo de massa, mas também há pedidos para os turistas assumirem a responsabilidade e começarem a respeitar os lugares que visitam.

O Telegraph Travel identificou algumas dicas para que os viajantes tornem os destinos melhores para os seus habitantes, para o meio ambiente e, finalmente, para eles próprios.

Conheça as 10 dicas para ser um turista perfeito, na fotogaleria acima.


Veja também:
As reclamações mais surreais dos turistas depois das férias
15 países que melhor recebem os turistas