Publicidade Continue a leitura a seguir

10 razões para visitar o país mais feliz do mundo

Conheça as 10 razões nos slides seguintes. (Foto de Sharon Christina Rørvik/Unsplash)
1. Descubra as montanhas em família Para uma férias em família, comece com um passeio pela cidade de Bergen, depois vá até Sognefjord, o fiorde mais longo e profundo do mundo, e caminhe até ao Glaciar Nigard. De seguida, suba a montanha Flam de comboio, e faça um passeio de bicicleta junto ao rio. Para finalizar, experimente o Fjord Safari na montanha.
2. Observe as baleias no Ártico Experimente fazer um cruzeiro nas Ilhas Vesteralen, no norte da Noruega, no Círculo Ártico, repletas de vida selvagem. Com sorte, conseguirá ver baleias, águias e lontras de mar. A base terrestre em Buksnesfjord é um local ideal para explorar os vales e lagos onde certamente verá alces e raposas do ártico. Outro destaque é a pesca no gelo.
3. Stand-up paddle Nada como acampar e fazer stand-up paddle rodeado de natureza. É possível em três fiordes, entre eles os de Sognefjord (o mais longo e profundo), e o de Naeroyfjord, rodeado por penhascos, aldeias pitorescas e cascatas.
4. Faça um cruzeiro O Hurtigruten é um serviço de barcos que faz passeios entre as cidades de Bergen e Kirkenes, passando pelos fiordes e pelas ilhas Lofoten. Além de um passeio de barco, poderá acrescentar excursões terrestres. O Classic Voyage South é um passeio de cinco noites e uma ótima sugestão.
5. Vá em busca das auroras boreais Se o tempo o permitir, poderá ser contemplado com algumas das auroras boreais mais mágicas. A cidade de Tromsø, conhecida como a “Paris do Norte” , tem uma localização privilegiada – acima do Círculo Ártico –, o que a torna um dos melhores locais para observar auroras boreais. A cidade tem também um planetário, onde é possível saber mais sobre este fenómeno e assitir a alguns vídeos sobre o sistema solar. O arquipélago de Svalbard – que fica entre a Noruega e o Polo Norte – é o único sítio do mundo onde é possível ver as auroras boreais durante o dia, já que no inverno não há luz do sol.
6. Suba as montanhas gigantes É um grande desafio subir os 2,469 metros do Galdhopiggen, o pico mais alto da Noruega na travessia dos picos de Jotunheimen (a terra dos gigantes da mitologia nórdica). Os destaques incluem o magnífico vale de Utladalen com a sua cascata de 200 metros. É possível ficar hospedado em refúgios de montanha bem equipados. Mas conte caminhar durante cinco a oito horas por dia.
7. Um passeio para descobrir a história dos Vikings Faça um passeio entre Oslo e Bergen, e passe por um museu dos Vikings. Opte por uma viagem de comboio na ferrovia de Raumabanen, com 114 quilómetros ao longo do rio Rauma e sobre a Ponte Kylling.
8. Prove o marisco norueguês O melhor marisco da Noruega provém da região de Trondelag, que oferece aventuras gastronómicas fascinantes. Os destaques incluem pesca de salmão selvagem, mergulho para apanhar vieiras, aprender como é feito a aguardente aquavit e um «safari de comida» nas ruas de Roros.
9. Cultura e natureza A Noruega oferece muitas paisagens naturais e culturais para descobrir. Visite a impressionante Opera de Snohetta, em Oslo, a igreja de Urnes, perto do Fiorde de Luster, e o Bremuseum de Sverre Fehn (museu dos glaciares), no condado de Sogndal.
10. Faça uma viagem no «Polar Express» Não deixe de fazer a viagem de 727 quilómetros até Bodo, a bordo do «Polar Express» Nordland Railway, e passe um dia a bordo do navio Hurtigruten nas maravilhosas Ilhas Lofoten.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Noruega foi considerada o país mais feliz do mundo, em 2017, segundo o «Relatório Mundial da Felicidade» elaborado pelas Nações Unidas.

A Noruega passou do quarto lugar, em 2016, para o primeiro lugar, seguida pela Dinamarca, Islândia e Suíça. Estes quatro países tiveram pontuações bastante altas nos principais fatores que sustentam a felicidade: cuidados, liberdade, generosidade, honestidade, saúde, orçamento e boa governação. Já Portugal surge em 89º lugar no ranking.

Andrew Stone, especialista na Escandinávia, escolheu 10 razões para visitar o país mais feliz do mundo. Conheça-as na fotogaleria acima.

Está na hora de visitar a Albânia, um país por muitos desconhecido


Veja também:
Noruega: expedição às Ilhas Lofoten, em busca das luzes do norte
20 países mais bonitos do mundo