Publicidade Continue a leitura a seguir

10 países europeus onde trabalhar não é prioritário

Veja as fotografias e conheça os países europeus onde trabalhar não é prioritário, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock]
10. Bélgica Se trabalha demais e não tem tempo para si , talvez deva pensar em mudar-se para a Bélgica. Quem reside neste país trabalha 7.4 horas por dia e tem para si 8.6 horas de tempo livre. Os habitantes dão muito valor ao tempo passado em família, reservando sempre um mês férias que coincida com a interrupção escolar. Chegar a horas a casa para jantar é imprescindível.
9. Áustria A maior parte das empresas na Áustria têm horários das 8:00 às 17:00 horas, excepto à sexta-feira cujos trabalhadores são encorajados a ir para casa às 15:00 horas. Este país é também conhecido por ser um dos melhores no mundo a realojar pessoas, melhorando o equilíbrio de vida de mais de 80 por cento dos novos habitantes.
8. Alemanha O governo alemão implementou vários regulamentos para assegurar que os habitantes não trabalham horas demais. A lei de encerramento das lojas restringe o horário de funcionamento dos estabelecimentos. A maior parte das lojas fecha as portas às 18:00 horas e não abre aos domingos. Semanalmente não é permitido trabalhar mais de 28 horas, incluindo feriados nacionais.
7. Luxemburgo Trabalhar ao domingo neste país é proibido e ilegal, com excepção de cargos de manutenção e segurança. Em adição aos feriados nacionais os habitantes de Luxemburgo têm um mínimo de cinco semanas pagas, para tirar férias anualmente. Os trabalhadores passam noites tranquilas com uma média de sono de 7.2 horas por noite.
6. Espanha Num país com magnificas cidades e praias deslumbrantes, a sesta depois de almoço é, quase, obrigatória. Se precisa de mais razões para procurar trabalho em Espanha, os 30 dias de férias pagas podem ajudar na decisão.
5. França Os habitantes deste país têm cerca de 9.3 horas de tempo livre, para relaxarem ou passarem em família. Em 2017, França introduziu uma lei que permite aos trabalhadores o direito de desconectarem-se do seu email de trabalho, fora das horas laborais. É muito comum encontrar as avenidas e os cafés cheios de vida e alegria.
4. Finlândia A semana de trabalho na Finlândia é muito regular – de segunda-feira à sexta-feira, entre as 8:00 e as 17:00 horas. O destinge este país dos outros? As pausas de almoço estendem-se entre uma a duas horas. Sem esquecer que o governo concede aos habitantes quatro dias para celebrar e apreciar a riqueza natural do país.
3. Holanda Este país dá aos trabalhadores apenas nove dias de banco de férias por ano. Mas para compensar a Holanda tem uma das semanas de trabalho mais curtas, onde os residentes apenas trabalham 30.3 horas. Os 20 dias de férias anuais e politica generosa de licença paternal também o vão cativar.
2. Suécia O balanço entre a vida profissional e pessoal neste país é um dos melhores. As empresas param por volta das 11:00 horas da manha para o fika, um café da manha tardio. Os 16 meses pagos de licença parental, tal como os 14 dias de banco de férias anuais confirmam o lugar deste país entre os que têm melhor equilíbrio de vida.
1. Dinamarca Neste país a média de tempo livre dos habitantes é 8.8 horas, um valor muito superior à média do tempo passado a trabalhar, 6.6 horas por dia. Num dos melhores país para criar crianças, ambos os pais têm 23 semanas de licença parental. Além disso as mães têm a possibilidade de tirar quatro semanas extra, antes do parto.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O tempo entre o trabalho e a vida pessoal nem sempre é fácil de equilibrar. Há países onde o conseguem melhor que outros.

A TotallyMoney elaborou um estudo onde analisou o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, em vários países da Europa. O site britânico de comparação de crédito considerou fatores como a média de horas de trabalho por dia, o tempo dedicado à vida pessoal e o total dos bancos de horas.

Este equilíbrio é um dos fatores mais importantes na análise da qualidade de vida dos habitantes. O índice compara o poder de compra, o custo de vida, a segurança, a saúde, o clima e a poluição.

Os países escandinavos ocupam os primeiros lugares do ranking, com os melhores indicadores de balanço entre o tempo pessoal e o trabalho. Conheça os 10 países onde pode encontrar um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, na fotogaleria acima.

Cidades onde o trabalho pode também ser prazer


Veja também:
11 países com a esperança média de vida mais elevada
Os destinos mais procurados pelos portugueses para viagens de negócios