Publicidade Continue a leitura a seguir

Conheça o lado secreto das assistentes de bordo

Veja as fotografias e conheça 9 curiosidades sobre assistentes de bordo, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock]
1. Podem sobreviver a uma situação-limite ao jeito da série «Perdidos» (Lost). O treino de sobrevivência faz parte da aprendizagem da tripulação. Estão preparados para construir um abrigo, recolher comida, encontrar água potável e pedir ajuda no Ártico, na selva ou no deserto. Isto significa que, em caso de situações extremas, convém prestar-lhes atenção.
2. A grande maioria nunca teve sexo a bordo Ao contrário da imaginação popular, a imensa maioria do pessoal de bordo nunca teve sexo em altitude. Ou seja, não faz parte do Mile High Club, estão demasiado cansados para isso. E quanto aos passageiros, atenção: é possível abrir a porta da casa-de-banho da parte de fora...
3. Não podem beber na noite anterior Não há exceções. Na noite antes de um voo, não há bebida a menos de 12 horas da descolagem. Toda a tripulação pode ser submetida a testes de despistagem de drogas e álcool.
4. Não podem ganhar peso A partir do momento em que levantam a farda de trabalho, as assistentes e os comissários de bordo não a poderão trocar por outra de tamanho acima. A companhia aérea dá um mês à pessoa em questão para recuperar o antigo peso ou inscreve-a num programa acompanhado de dieta.
5. Podem assistir a partos a bordo A tripulação tem treino específico para fazer partos em segurança até que as equipas de emergência, em terra, tratem do assunto. Se nascer a bordo, a criança poderá até ganhar viagens grátis para o resto da vida. Se for uma companhia low-cost, informe-se melhor sobre esta possibilidade.
6. São submetidos a testes antes de cada voo Antes de cada viagem, há um briefing com o mais sénior dos membros do pessoal de cabine. São colocadas duas questões sobre procedimentos de segurança e outra sobre emergência médica. Falhar a resposta significa ficar fora do voo.
7. Sabem sempre quais são os melhores locais para diversão noturna É conhecido que as assistentes de bordo e comissários gostam de festa, depois de aterrarem no destino. Em vez de ler apenas as dicas do guia de viagem, pergunte ao pessoal de bordo algumas sugestões para sair à noite ou beber um copo.
8. Muitos já tiveram outras profissões Trabalhar no ar até pode ser uma paixão antiga, mas grande parte da tripulação vem de outras áreas. Pode encontrar-se um pouco de tudo, como professores, advogados, polícias, jornalistas.
9. Os padrões de beleza são rígidos Têm fama – e proveito – de estar sempre no ponto, em termos de apresentação. A saia não pode estar acima do joelho, os saltos não podem ter mais de 7,5 centímetros, o batom deve ter uma certa tonalidade de vermelho e as unhas devem ser pintadas apenas em tons de rosa e encarnado. Depende das companhias, claro.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O jornal britânico The Telegraph falou com um grupo de hospedeiras e de comissários de bordo e compilou uma série de dados sobre as suas funções.

O resultado são 9 realidades sobre a vida do pessoal de cabina de que, provavelmente, não fazia ideia.

Percorra a galeria de imagens acima para descobrir tudo.

É nisto que as assistentes de bordo reparam quando alguém entra no avião


Veja também:
Os pedidos e comportamentos que mais irritam as assistentes de bordo
É isto que as assistentes de bordo fazem quando ninguém está a olhar