Publicidade Continue a leitura a seguir

Tenha atenção a esta zona do aeroporto se não quer ficar doente

Descubra os 10 erros comuns que os passageiros costumam cometer nos aeroportos. [Imagens: Shutterstock]
1. Perder a calma Sobretudo com o pessoal de terra das companhias ou com o pessoal da segurança. Nem tudo é perfeito, e as viagens e os aeroportos são lugares de muito stress. Por isso, tenha calma. As normas de segurança são tão restritas que é possível ser detido por simplesmente faltar ao respeito a um agente de segurança - ou, o que pode ser pior, ser impedido de entrar no avião.
2. Ser lento no controlo de segurança Adiante-se. Tire os sapatos, que devem ser simples. Tire o casaco, mantenha o cartão de embarque à mão. Esvazie os bolsos, tire cintos tudo o que possa fazer apitar. Mas não se deixe apressar, verifique se levou tudo consigo depois.
3. Não confirmar a validade do passaporte Alguns países exigem um passaporte com três ou mesmo seis meses de validade. E talvez duas folhas em branco consecutivas. Verifique tudo isto duas semanas antes de embarcar.
4. Perder a noção do tempo É fácil perder-se nas lojas cada vez mais atraentes dos aeroportos. Tenha cuidado com as diferenças horárias – mesmo nos países de escala – e vá olhando para o relógio. Tenha noção de que em alguns aeroportos são longos os caminhos até à próxima porta de embarque – verifique terminais e vá para o de partida o quanto antes.
5. Não contar com a bagagem perdida Na verdade, é até estranho que não aconteça mais vezes. Planeie esse momento: coloque o seu número de telemóvel na mala e um endereço profissional. Use um distintivo que a faça diferenciar-se – um laço, uma etiqueta diferente. E leve uma muda de roupa, todos os medicamentos e os objetos de valor consigo.
6. Fechar-se no seu mundo Não se transforme naquela pessoa de auscultadores nos ouvidos, telemóvel na mão, que não fala com ninguém. Seja cortês e olhe à sua volta. Deixe passar quem está com pressa, ajude quem precisa.
7. Perder tempo em filas de reclamações Há cada vez menos pessoal das companhias nos aeroportos, por isso, telefone para os números verdes e verá que resolve mais rapidamente todos os seus problemas.
8. Não confirmar e reconfirmar Tenha cuidado com as horas de embarque e com as portas dos voos. Muitas vezes há mudanças e nada garante que aquilo que lhe disse a sua aplicação se mantém.
9. Atravancar o carrossel das bagagens Não é preciso ter os reflexos de um gato para ver a sua bagagem a vir e não ter tempo de apanhá-la. Se a bagagem tiver um traço distintivo, tudo será mais fácil.
10. Poupar quando não deve poupar Se tem muitas horas entre dois voos vale a pena gastar mais um pouco e sentar-se num bar confortável ou comer uma refeição quente. Vai valer a pena quando tiver aquela pessoa a ressonar ao seu lado nas sete horas de voo.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Consegue adivinhar qual é o local mais sujo do aeroporto? Uma pista: não é a casa de banho.

São muitas as pessoas que viajam com a preocupação de apanhar germes nas casas de banho do avião ou do aeroporto. Porém, existem outros sítios – menos prováveis – onde os viajantes correm mais riscos de ser contaminados com vírus e bactérias.

Segundo um artigo publicado pela Lonely Planet, uma investigação recente analisou as várias áreas do aeroporto de Helsínquia-Vantaa, na Finlândia, para averiguar quais as zonas mais sujas deste local. Durante a pesquisa, os especialistas da Universidade de Nottingham e do Instituto Nacional Finlandês para a Saúde e o Bem-estar recolheram 90 amostras de diferentes superfícies do aeroporto e ainda quatro amostras de ar.

De entre as várias superfícies analisadas, os tabuleiros de plástico usados para colocar os pertences dos viajantes no controlo de segurança do aeroporto foram os que apresentaram uma maior concentração de vírus respiratórios, como por exemplo o Influenzavírus A.

Para prevenir infeções contagiosas nas áreas mais movimentadas dos aeroportos, é importante que os viajantes tenham em mente algumas práticas: lavar as mãos com regularidade ou cobrir adequadamente a boca com um lenço ou com a manga ao tossir.

É de referir que os resultados deste estudo – publicado na revista científica BMC Infectious Diseases – fazem parte de um projeto financiado pela União Europeia que analisa o papel dos aeroportos e dos centros de tráfego na disseminação de infeções.

Percorra ainda a fotogaleria acima para conhecer os dez erros que os passageiros costumam cometer no aeroporto.

Imagem de destaque: Shutterstock/D.R