Publicidade Continue a leitura a seguir

Os melhores lugares de avião para cada necessidade dos passageiros

Conheça quais são os melhores lugares dos aviões para cada tipo de necessidade dos passageiros, clicando nas setas.
Mais espaço para as pernas Se pretende uma viagem confortável e com mais espaço para as pernas, escolha um lugar junto à porta de saída. Esses lugares têm mais espaço para que em caso de emergência os passageiros possam mover-se mais rapidamente. O CEO da RLM PR (agência de relações públicas), Richard Laermer, sublinha: «Mas atenção, os lugares da frente do avião junto à saída de emergência não reclinarão, mas os da fila de trás sim».
Dormir melhor Se gosta de descansar um pouco durante as viagens de avião o mais aconselhável é reservar um lugar junto à janela. Segundo o co-CEO da SmarTours, Greg Geronemus, é mais fácil dormir encostado à janela do que com uma almofada para o pescoço. «Pode ainda controlar a sua exposição à luz» acrescenta Greg. Evite a ultima fileira de lugares.
Maior espaço para os braços Os lugares dos aviões não são sempre confortáveis. Se costuma sentir-se preso quando viaja, ter mais espaço para os braços pode melhorar a viagem. O fundador da Seatlink.com, Dan Suski, afirma: «os lugares junto à janela de emergência normalmente não têm apoios de braços e o espaço que é atribuído ao lugar é o mesmo».
Viajar com um bebé Segundo a fundadora do site Have Baby Will Travel, Corinne McDermott, se viajar com bebés ou crianças escolha lugares perto da parte de trás do avião. «Normalmente as casas de banhos preparadas para crianças são na cauda do avião e caso preciso de alguma coisa está perto das assistentes de bordo» disse McDermott.
Viajar com várias crianças Segundo Richard Laermer as crianças costumam ficar mais calmas quando não estão sentadas perto de outras crianças. «Se os separar eles têm tendência em estar quietos a ler ou a ver televisão. (…) Agem como viajantes independentes.», conclui Laermer.
Evitar doenças O interior dos aviões é um local favorável à transmissão de doenças. E contrariamente ao que se pensa a circulação do ar não é problema principal. Segundo o médico Ray Casciari o contacto físico é o caso central de transmissão; «Quando entra em contacto com outro passageiro os germes podem ser transmitidos das mãos para a cara». Não importa o lugar do avião que escolhe nestas situações é aconselhável que ande sempre com lenços ou um produto desinfetante.
Pouca turbulência A turbulência a bordo de um avião pode tornar a viagem um pouco instável. No entanto os lugares por cima e a seguir à asa da aeronave não são tão afetados e são aqueles que deve escolher. Segundo o piloto e fundador da SOAR, Tom Bunn, o centro do avião não é tão atingido pela turbulência como a parte de trás ou a da frente.
Serviço de bordo mais rápido Para quem tem sempre apetite e espera pela refeição durante o voo, é aconselhável que escolha um lugar junto à cabine, na dianteira do avião. Laermer sugere: «Evite reservar voos apenas com uma casa de banho, é os que têm pior atendimento e sempre que quiser ir à casa de banho vai ter de passar pelo carro de serviço».
Manter-se quente Mesmo com uma camisola extra costuma ter frio durante as viagens? Segundo Dan Suski deve tentar evitar lugares onde existe mais corrente de ar. «Os lugares junto às portas de saída são invariavelmente mais frios do que os outros» afirma Suski.
Espaço para a mala perto de si Em muitas situações as garrafas de oxigénio e o equipamento da tripulação são armazenados nos compartimentos perto das saídas. Por isso, caso pretenda viajar com as suas malas perto de si, é aconselhável que reserve um lugar no meio do avião. Embarcar cedo também ajuda.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quer viaje para um país do outro lado do globo ou para um vizinho europeu, a deslocação de avião não é a parte mais divertida da aventura. Muitos passageiros têm condições especiais e preferências quando viajam. Há lugares para todos.

Viajar para um destino de sonho com família e amigos é sempre bom. Existem lugares nos aviões mais adequados para atender a diferentes tipos de necessidades dos passageiros. Desde assentos com mais espaço para as pernas, a mais espaço para os braços, lugares para quem quer um serviço mais rápido ou até para quem viaja com crianças.

E tome atenção, os lugares junto às saídas de emergência e os reclináveis não devem ser a sua escolha principal.

Para qualquer tipo de necessidade ou preferência existe um lugar especifico no avião. Descubra quais são os melhores lugares dos aviões para cada tipo de necessidade dos passageiros, na fotogaleria acima.

Devemos pôr o telemóvel em modo voo nos aviões?


Veja também:
O que nunca lhe disseram sobre os aviões
Esta é a verdade sobre a comida a bordo dos aviões