Publicidade Continue a leitura a seguir

Há uma vila secreta em Itália que é um autêntico paraíso

Conheça todas as razões porque deve visitar a secreta vila italiana de Tropea, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock]
1. Praias idílicas Os cerca de quatro quilómetros de areal branco estão entre os melhores de Itália. Aqui existem praias públicas e privadas. Pode praticar mergulho e snorkeling em águas quase idênticas às das Caraíbas.
2. Santuário de Santa Maria dell'Isola Numa formação rochosa, mesmo por cima das praias, encontra o Santuário de Santa Maria dell'Isola - a imagem tradicional da cidade. Foi erguido no século VI e é um mosteiro da Ordem de São Bento. A visita não é fácil, prepara-se para subir os 300 degraus até ao topo.
3. Gastronomia de Tropea A seguir à cebola vermelha, o peixe fresco e as deliciosas pizzas são as principais escolhas para as refeições locais. Vai encontrar também gelados de todos os sabores e alguns podem até ser bastante bizarros. Experimente o latte di mandorla – leite de amêndoa fresco.
4. Catedral de Norman A história desta pequena comuna italiana tem mais de 2 mil anos, mas desastres naturais e guerras destruíram muitos dos seus monumentos. Um dos que ainda se mantém é a Catedral de Norman. Aqui encontra a famosa pintura do século IV de Madonna of Romania – a padroeira de Tropea.
5. As cebolas vermelhas de Tropea Visitar um destino por causa das cebolas pode parecer estranho mas Tropea pode mudar o seu pensamento. A Cipolla Rossa di Tropea é doce, delicada e na realidade mais roxa do que vermelha. Quer sejam cruas ou cozinhas são ótimas e pode encontra-las em qualquer mercado.
6. Fantásticos pores do sol Na «Costa dos Deuses» tem dos melhores pores-do-sol que pode encontrar nesta região do sul de Itália. Aqui pode encontrar vais locais para observar as maravilhosas paisagens e o por do sol ao longo do Tirreno.
7. «Centro Storico» - o centro histórico Pode facilmente passar horas a caminhar no labirinto de ruas de Tropea e nunca se fartar. Aqui apenas circulam peões e não é permitido a circulação de qualquer veiculo. As ruas estão repletas de cafés, restaurantes, pizzarias, gelatarias e lojas de artesanato. E claro, as históricas residências do século XVII e XVIII – os palazzi.
8. Passeios de barco e pequenos cruzeiros A região de Calábria tem tendência a ser ventosa durante todo o ano e torna-se ideal para passeios de barco e atividades desportivas. Existem pequenos cruzeiros para descobrir as ilhas de Aeolian – Lipari, Vulcano e Stromboli. Caso tenha um iate vai adorar esta costa.
9. Festival de Blues de Tropea Provavelmente não estaria à espera de encontrar um festival de musica blues, na região sul de Itália. O Festival de Blues de Tropea é uma realidade desde 2005 e tem vindo a crescer. Todos os anos em setembro, o festival reúne músicos internacionais em vários palcos espalhados pela cidade. Estendeu-se de uma celebração de três noites para seis dias de música e diversão. [Imagem: Facebook Tropea Blues Festival]
10. As vinhas e as laranjeiras Esta cidade é conhecida pelas espetaculares vinhas e laranjeiras. Nos arredores da cidade, os campos estendem-se ao longo de quilómetros. Pode visitar os terrenos e aprender mais sobre a história da região, ou explorar o processo da produção de vinho.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quem não gosta de descobrir e visitar destinos de sonho que poucos conhecem? Apesar de popular entre italianos e alguns povos europeus, este é um pequeno paraíso que devia estar no seu itinerário. Mas atenção com quem partilha – é um tesouro que merece ser preservado.

Na região sul de Itália, Calábria preserva um dos segredos mais bem guardados do país – a pitoresca cidade de Tropea. A pequena comuna italiana é famosa devido ao seu centro histórico, no topo de um penhasco, e pelas deslumbrantes praias. E, claro, existem mil e uma maneiras de cozinhar a cebola vermelha, a grande especialidade local.

A cidade é banhada pelo mar Tirreno e geralmente conhecida como a «Costa dos Deuses». Tem apenas 6 843 habitantes mas vive à altura da sua reputação. Uma lenda local famosa diz que Tropea foi fundada pelo semideus grego Hércules, e até existe uma praça em sua honra – a Piazza Ercole.

A região é ideal para aproveitar umas longas férias com amigos ou familiares. Não existe necessidade de deslocar-se de carro pela cidade. Aliás, a principal atividade social de Tropea é uma bela passeggiata – uma longa ou pequena caminhada pelo Corso Vittorio Emanuele. A recompensa é uma vista fantástica dos areais e do oceano.

Este pequeno refúgio italiano recebe mais viajantes nos meses de julho e agosto, a sua maioria italianos. Mas se pretender visitar a cidade à vontade os meses de maio, junho, setembro e outubro são as melhores opções. E os preços muitos mais acessíveis.

Caso pretenda viajar para este destino, a TAP tem voos diretos para os dois principais aeroportos da região de Calábria.

Se ainda não está convencido em descobrir este paraíso mítico, e todos os segredos que guarda, não se preocupe. Conheça 10 razões para visitar a secreta vila italiana que devia estar no seu itinerário na fotogaleria acima.

Imagem de destaque: Direitos Reservados