Publicidade Continue a leitura a seguir

15 cidades em Itália que nunca pensou visitar mas deveria

Veja as fotografias e conheça 15 cidades em Itália que nunca pensou visitar mas deveria, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock/D.R]
1. Bergamo Ignorada por muitos viajantes que preferem a cidade vizinha de Milão, Bergamo é considerada «a melhor cidade de montanha» da região da Lombardia. A sua Piazza Vecchia é «uma das mais bonitas» de Itália. É uma cidade rodeada por muralhas, com pequenas ruas encantadoras onde pode parar para comer um «gelato». É também o ponto de partida perfeito para explorar os campos da região e os lagos italianos.
2. Ferrara Ao contrário de outras cidades italianas, Ferrara ainda não foi invadida pelas multidões de turistas. Governada durante muitos séculos pela família d'Este, tem um bairro medieval incrivelmente preservado, ao lado de um outro renascentista. A divisão é marcada por um edifício ostensivo.
3. Lucca É o segredo mais bem guardado da Toscana. Dentro das suas majestosas muralhas, o coração romano e medieval desta cidade é uma mistura de praças, pequenas igrejas, galerias de arte e ruas estreitas. É um mistério a razão pela qual mais pessoas não visitam esta pequena mas bela cidade.
4. Mântua A maneira ideal de chegar a Mântua - Mantova, em italiano - é através do rio Mincio, desde o Lago di Garda. Rodeada de água, onde o rio Mincio se expande em três lagos, Mântua é uma jóia do Renascimento; uma «mini Florença», rica em arte. Se Florença tinha os Medici, Mântua tinha os Gonzaga. A dinastia governou a cidade durante mais de 300 anos, a partir do século XIV.
5. Matera Há cinquenta anos, Matera, no sul de Itália, era uma das cidades mais pobres da Europa Ocidental, com cerca de 20 mil pessoas amontoadas pela ravina abaixo em "sassi", antigas habitações muito pobres, feitas nas grutas da ravina. Acabadas nos anos 1960, permaneceram abandonadas até há pouco tempo, quando perto de 2 mil pessoas regressaram à zona, juntamente com cafés, galerias, restaurantes e, acima de tudo, hotéis. Mas mesmo sem as «sassi» - que a UNESCO descreve como «o exemplo mais notável de uma construção feita pelos homens das cavernas no Mediterrâneo» -, o resto da cidade é um lugar maravilhoso para visitar. Uma cidade medieval com pequenas ruas, praças e uma vista deslumbrante.
6. Parma Uma cidade elegante no norte da Itália, conhecida pela sua arte, música e gastronomia. É um lugar que transmite calma e que parece ter saído de um filme antigo, conhecido pelo «prosciutto di Parma» (presunto), queijo parmesão, vinagre balsâmico e tortelli. É uma cidade em que a comida é cultura e a cultura é comida.
7. Pisa Galileu Galilei, o pai da ciência moderna, não é o único pensador famoso com fortes ligações a Pisa. Desde a era dourada do século IX ao século XIII, a cidade foi um santuário para artistas, escritores e poetas - e não perdeu o seu charme até aos dias de hoje.
8. Ravenna Os mosaicos bizantinos de Ravenna, nomeados pela UNESCO, estão entre as maravilhas da Itália. E são ainda mais deslumbrantes quando estão iluminados à noite. Durante a temporada do «Mosaico di Notte» (final de junho a início de setembro), quatro dos principais monumentos da cidade, do século VI ao século VIII, incluindo San Vitale e o Mausoléu de Galla Placidia, estão abertos para visitas guiadas nas noites de terça e sexta-feira, das 21 às 23 horas. Durante a festa de Sant'Apollinare, santo padroeiro da cidade, Ravenna, no norte de Itália, ganha vida com concertos, bancas de rua, fogos de artifício e espetáculos de luz e som.
9. Siena Siena é de uma beleza inigualável. No «Campo» - a sua «piazza» central - possui a praça medieval mais bonita da Europa, cenário da corrida de cavalos Palio, o espetáculo histórico mais dramático da Itália. A sua catedral é uma das mais belas do país, e a arte das suas muitas igrejas, galerias e museus mantê-lo-ia ocupado durante semanas. Acima de tudo, a cidade é um lugar intimista - um lugar «alla misura dell'uomo», ou «feito à medida do homem».
10. Trieste O porto italiano de Trieste tem uma vida e história fascinantes, e serve, provavelmente, o melhor café do país. Os «Triestini» abraçam a vida com uma paixão contagiante. É uma cidade de fronteira, ocupada durante longos anos, tendo regressado finalmente a Itália em 1954. A consequência é uma mistura de influências arquitetónicas e étnicas - há igrejas ortodoxas sérvias, ortodoxas gregas e evangelistas helvéticas, enquanto a sinagoga da cidade é uma das maiores da Europa.
11. Vicenza Quase sempre negligenciada a favor da vizinha Veneza, Vicenza trabalha arduamente para atrair visitantes. Mas a cidade pequena, quase toda construída nas planícies da região do Veneto, no norte da Itália, é um destino maravilhoso por si próprio. Tem uma arquitetura neoclássica, hotéis elegantes e excelentes restaurantes regionais.
12. Verona Verona afirma ter mais ruínas romanas do que qualquer outra cidade italiana - para além de Roma. A maioria das suas ruas e muitos dos seus edifícios incorporam os majestosos vestígios de muros, estradas e moradias antigas. A pequena cidade foi palco da trágica história de amor de «Romeu e Julieta». Imortalizada por Shakspeare, Verona foi nomeada «Património Mundial».
13. Treviso Treviso é descrita pelos poetas como uma «città cortese» (cidade delicada), pela sua atmosfera calma e pacífica, que levou os aristocratas venezianos do século XVIII a escolherem a área de Treviso como o seu local de férias ideal. Muitos dos voos que vão para Veneza aterram em Treviso, a cerca de 32 quilómetros da cidade das pontes. O centro de Treviso é rodeado por muralhas, com portas medievais, ruas estreitas e pequenos canais.
14. Brescia É uma antiga cidade com impressionantes relíquias romanas, praças renascentistas e um centro medieval. A cidade é famosa pela sua corrida de carros «Mille Miglia», que acontece em maio, quando automóveis clássicos viajam até Roma e voltam.
15. Udine Uma das cidades mais importantes do antigo estado República de Veneza é hoje o lar de grandes obras arquitetónicas e galerias que exibem inúmeras obras do pintor italiano Giambattista Tiepolo. A localidade fez parte do Império austríaco entre 1797 e 1866, sendo possível sentir ainda a presença dos Habsburgos na sofisticada sociedade de cafés de Udine. O centro é pequeno, limpo e organizado - mais uma vez graças à presença austríaca -, com várias praças pequenas e um grande número de padarias e lojas de vendedores de postais.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma viagem a Itália está nos seus próximos planos?

E se visitasse as cidades que, embora menos conhecidas, têm muito para oferecer, com a vantagem de serem menos concorridas?

Claro que poderá começar pelas clássicas cidades de Roma, Veneza, Florença ou Milão. Mas esse poderá ser apenas o ponto de partida para uma viagem à descoberta de um país com séculos de história.

Conheça 15 cidades em Itália que possivelmente nunca pensou visitar, mas deveria, na fotogaleria acima.

Imagem de destaque: Shutterstock/D.R