Publicidade Continue a leitura a seguir

NaturistBnB: nestes alojamentos de férias só usa roupa quem quer

Veja as fotografias e conheça estas praias de sonho, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock/D.R]
1. Playa de Ses Illetes (Formentera, Espanha) É uma das melhores praias de Formentera. A partir de Ibiza apanhe o ferry para a ilha e sinta-se à vontade.
2. Filaki (Crete, Grécia) É uma pequena praia naturista em Sfakion, ilha de Crete. Fica perto do hotel oficialmente naturista Vritomartis. Quando se desce para o areal há indicações bem à vista a avisar.
3. Ahlbeck Beach (Usedom, Alemanha) É uma das zonas balneares mais procuradas pelos residentes, tanto alemães como polacos. O extenso areal fica na fronteira a norte entre estes dois países. E espaço não falta para quem quer estar à vontade.
4. Ilha Deserta (Faro, Portugal) Ou Praia da Barreta, é o ponto mais a sul de Portugal Continental e está localizado no concelho de Faro e acessível apenas por barco. Por ser a única ilha completamente desabitada, há muita gente que procura o extenso areal para estar à vontade.
5. Tahiti (St. Tropez, França) É uma das melhores praias da Riviera francesa e onde várias celebridades passam férias. Fica a 4 quilómetros do centro de Saint-Tropez.
6. Leucate (Leucate, França) A praia com dunas, no sul de França, tem 800 metros de extensão e é uma opção para quem gosta de espaço e o mínimo de privacidade.
7. Praia da Adiça (Fonte da Telha, Portugal) A zona naturista inicia-se no final da estrada de terra a sul da Fonte da Telha e foi a oitava praia portuguesa oficialmente reconhecida, a 26 de junho de 2015.
8. Praia do Salto (Porto Covo, Portugal) Neste cantinho de areia, aqui está praticamente sempre tudo nu. E a indicação não engana ninguém: “oficialmente naturista”.
9. Es Trenc (Maiorca, Espanha) É a praia ideal para deixar de ter a marca no corpo do fato de banho e aproveitar a qualidade do areal e do mar transparente.
10. Barril (Tavira, Portugal) É uma das melhores praias do país, pela qualidade da areia e apoios. No extenso areal são os vários os grupos de naturistas: casais, amigos, famílias.
11. Paradise (Mykonos, Grécia) É uma praia para quem gosta de festa durante dia e noite. E dá para todo o tipo de banhistas, nudistas e não-nudistas. Em época alta, o espaço para estender a toalha é apertado.
12. Alteirinhos (Zambujeira do Mar, Portugal) Fica ao lado da praia central da Zambujeira do Mar e tem acessos práticos. Aqui é conforme a época do ano e a altura do dia. Pode tanto haver naturistas como pessoas que não dispensam do fato de banho.
13. Patara (Patara, Turquia) São 18 quilómetros de areia para se estar. É normal ser uma das mais frequentadas, para além de ser uma das mais espetaculares do país.
14. El Torn (Catalonia, Espanha) É legalmente reconhecida como praia naturista. À entrada a sinalização e as indicações estão bem à vista: “as regras desta praia permitem que não se use fato de banho: aproveite”.
15. Kampen (Sylt, Alemanha) É a praia na Alemanha reconhecida como a mais antiga para a prática do nudismo. São muitos os residentes que frequentam aquela que é uma referência no país, também pelo bom ambiente todos os verões. Fica no norte, junto à fronteira com a Dinamarca.
16. Vecaki (Vecaki, Letónia) É no norte da Letónia que está a maior praia para nudistas do país, entre Vecaki e Kalngale. É muito popular entre os habitantes.
17. Adega (Odeceixe, Portugal) Na pequena praia anda quase tudo nu e aproveita-se melhor quando está maré baixa, sendo que com a maré alta o areal quase desaparece.
18. Praia Vermelha, Matala (Crete, Grécia) Para quem quer estar nesta praia «à vontade», o ideal é evitar o pico do verão. São mais aconselhados os meses do início da época de praia ou os últimos. É uma das praias mais espetaculares da ilha.
19. Los Muertos (Almería, Espanha) É uma das praias mais frequentadas na Península Ibérica e uma das melhores na região. A menos de uma hora de carro do centro de Almería, descobre-se este pequeno refúgio entre o mar e um parque natural. Fica a 10 minutos da pequena Carboneras, onde também há praia, já no registo habitual.
20. Bellevue (Klampenborg, Dinamarca) Fica a 10 quilómetros do centro de Copenhaga e é uma pequena praia onde se pode estar como quiser. No verão há muitos habitantes, especialmente jovens, que procuram o local para apanhar sol e mesmo tomar banho.
21. Cap d'Agde (França) Desde 1973 que é oficialmente reconhecida como praia de naturistas. E é tudo levado a mais a sério, já que também há à volta sex shops e clubes de swing.
22. Fonte da Telha (Sesimbra, Portugal) Bela Vista é uma das praias naturistas: areal extenso e dunas. Entre a Caparica, Fonte da Telha, Lagoa de Albufeira e Meco são zonas onde também se pratica.
23. Valalta (Rovinj, Croácia) Estar numa esplanada, beber um copo entre amigos, aproveitar a piscina, passar o dia na praia: sem esquecer que se faz nudismo neste resort.
24. Spiaggia di Guvano (Corniglia, Itália) Fica dentro do Parque Nacional de Cinque Terre, perto de La Spezia, na Ligúria. Para lá chegar é preciso conhecer bem a zona, mas depois de dar com o caminho é encontrar uma pequena e bonita praia, onde toda a gente sabe porque está ali.
25. Meco (Sesimbra, Portugal) A praia do Meco é a "meca" dos naturistas em Portugal, com um areal extenso de 4 quilómetros.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Já ouviu falar no NaturistBnB? Trata-se de uma nova tendência de férias que se baseia no conceito AirBnB – plataforma online de alojamentos – mas que se destina apenas a nudistas.

Esta inovadora modalidade de férias – que apresenta um conceito de partilha de espaços somente para os adeptos do naturismo – foi criada por Petri e Minna Karjalainen.

O casal, que sempre procurou opções de alojamentos naturistas para as férias, decidiu iniciar este projeto depois de perceber que havia uma lacuna no mercado neste segmento. «É realmente difícil encontrar alojamentos deste género no AirBnB ou noutro site de reservas de hotéis», afirmou Karjalainen à CNN Travel.

«Começámos a pensar que seria interessante se houvesse um site de reservas, como o AirBnB, mas dedicado a esse estilo de vida [naturismo]», contou Karjalainen à mesma publicação. «No nosso site, todos os alojamentos são direcionados para pessoas que praticam naturismo», acrescentou.

Mas, afinal, como funciona o NaturistBnB? «As pessoas que querem hospedar um convidado colocam um anúncio na plataforma, descrevem o local, colocam algumas fotografias e explicam ainda as regras da casa», explicou o casal.

De veleiros a casas na árvore, o NaturistBnB reúne opções variadas de alojamentos, com preços para todas as carteiras. Em Portugal, diversas unidades já aderiram a esta plataforma online, nomeadamente no Algarve, Odeceixe e Viana do Castelo.

Percorra ainda a fotogaleria acima para ficar as 25 melhores praias para fazer nudismo.

Imagem de destaque: iStock/D.R