Publicidade Continue a leitura a seguir

Isto é o que precisa de ter em conta antes de reservar um hostel

Veja as fotografias e descubra o que precisa de ter em conta antes de reservar um hostel, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock/D.R]
1. Localização A primeira coisa a ter em conta é a localização do hostel. A maioria dos viajantes prefere uma localização central, perto das principais atrações turísticas. Mas não acredite em tudo o que lê: por vezes, os hostels usam uma linguagem vaga ao descreverem a sua localização, como «a cinco minutos a pé do metro», sem especificar qual a estação.
2. Segurança Tenha a certeza de que o hostel que escolheu fica num bairro seguro, especialmente se se tratar de uma cidade onde há muitos roubos e assaltos.
3. Wifi gratuito Apesar de muitas pessoas acharem que é algo garantido, há alguns hostels que ainda não oferecem wifi gratuito ou que ligam os seus routers apenas durante algumas horas do dia.
4. Alguém que faça o check-out de madrugada A maioria dos hostels tem uma hora limite para o check-out - normalmente varia entre as 11h e as 13h. No entanto, há que garantir que o staff do hostel está disponível para fazer um «early check-out» durante a madrugada, se for necessário.
5. Receção a funcionar durante 24h Ao contrário dos hotéis, o serviço de receção de 24 horas por dia não é garantido nos hostels. Se planeia ter noites longas durante a sua estada, vai querer encontrar um hostel que ofereça serviço de 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou que tenha alguma alternativa para abrir a porta do local.
6. Cenário social Cada hostel tem um cenário social diferente, e os bons hostels trabalham arduamente para criar um ambiente particular para os seus hóspedes. Mas se há pessoas que gostam de um ambiente de festa, há outras que procuram um lugar sossegado, onde possam descansar depois de um dia de passeio. Por isso, informe-se sobre o ambiente e regras do local.
7. Limite de barulho Se o prioritário para si é ter um lugar onde descansar e ter uma boa noite de sono, então é melhor procurar um hostel onde haja um limite de horas para fazer barulho e para ter as luzes ligadas. Não há nada pior do que não conseguir dormir por causa do barulho das outras pessoas.
8. Pequeno-almoço Informe-se sobre o pequeno-almoço. Em muitos hostels, o pequeno-almoço já está incluído - ou pode pagar-se à parte. Na maioria dos casos não pode comparar-se a um pequeno-almoço de hotel, mas é prático e mais barato do que em cafés ou pastelarias.
9. Opção de armazenamento da bagagem As mochilas e as malas são pesadas e de certeza que não vai querer ter de andar com a sua às costas. Por isso, verifique se o hostel tem um lugar onde guardar a sua bagagem até à hora do seu voo.
10. Método de pagamento Nem todos os hostels aceitam cartões multibanco, por isso informe-se com antecedência. Se for o caso, o melhor é levar dinheiro trocado para pagar (principalmente se for uma moeda estrangeira).
11. Água quente Em muitos países, a água quente nos chuveiros não é algo garantido. Por isso, se isso for um problema para si, o melhor é ter a certeza antes de reservar a sua estada.
12. Ar condicionado Se estiver de viagem num país quente, tenha a certeza de que o hostel tem ar condicionado nos quartos ou camaratas.
13. Toalhas disponíveis Os hostels provavelmente não oferecem as mesmas comodidades de um hotel. Embora praticamente todos ofereçam lençóis, um cobertor e uma cama, poderá não ter acesso a toalhas de banho e gel de banho, por exemplo. Pesquise com antecedência para saber se precisa de colocá-los na bagagem.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os hostels são cada vez mais populares entre os viajantes, principalmente entre os mais jovens: são opções de alojamento baratas, de baixa manutenção, oferecem inúmeras oportunidades para conhecer outros viajantes e uma atmosfera descontraída imperdível.

No entanto, nem todos os hostels são igualmente bons e têm todas as amenidades de que precisa quando viaja. Por esse motivo, há que confirmar algumas coisas antes de reservar uma estada, como a localização, os procedimentos de segurança e se tem wi-fi.

Um viajante experiente, que ficou em 100 hostels em quatro continentes e que trabalhou num outro em Nova Iorque, explica o que deve saber antes de reservar um hostel.

Percorra a fotogaleria acima para descobrir que precisa de ter em conta antes de reservar um hostel.

Imagem de destaque: iStock/D.R