Publicidade Continue a leitura a seguir

Esta é a razão por que os aviões são quase todos brancos

Veja as imagens de alguns dos aviões mais feios do mundo, carregando nas setas.
1. Air New Zealand (com base em Auckland, Nova Zelândia)
2. Nok Air (com base em Bangkok, Tailândia)
3. Bangkok Airways - com base em Bangkok, Tailândia
4. Mango (com base em Joanesburgo, África do Sul)
5. Germanwings (com base em Colónia, Alemanha - atual Eurowings)
6. S7 Airlines (com base em Oblast, Rússia)
7. Niki (com base em Viena, Áustria)
8. Cebu Pacific Air (com base em Manila, Filipinas)
9. Air Jamaica (com base em Kingstone, Jamaica)
10. Air Tahiti Nui (com base na Polinésia Francesa)
11. Frontier Airlines (com base em Denver, Estados Unidos)
12. Edelweiss Air (com base em Zurique, Suíça)
13. Caribbean Airlines (com base em Trindade e Tobago)
14. Wizz Air (com base em Budapeste, Hungria)
15. Hawaiian Airlines (com base em Honolulu, Hawaii)
16. Alaska Airlines (com base em Seattle, Estados Unidos)
17. OzJet (com base em Melbourne, Austrália - agora extinta)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Já se questionou por que razão os aviões se encontram, na sua maioria, pintados de branco?

É mais barato
A primeira explicação é o facto de ser mais barato. «A tinta acrescenta entre 273 e 544 kg de peso a uma aeronave», disse um porta-voz da Boeing à Telegraph Travel. Peso extra significa que mais combustível é utilizado – e 544 kg equivalem a cerca de oito passageiros a mais.

As companhias aéreas levam a questão do peso muito a sério. Na década de 1980, por exemplo, Robert Crandall, ex-diretor executivo da American Airlines, afirmou que a companhia aérea tinha poupado cerca de 40 mil dólares retirando apenas uma azeitona de cada salada servida a bordo dos seus voos.

Além disso, a pintura custa dinheiro e, para pintar um avião, é necessária bastante tinta. «Aproximadamente 454 litros de tinta são usados num típico Boeing 747; 341 litros num 767; e 416 litros num 777», disse o porta-voz da Boeing. E reparar a pintura de um avião custa entre 41 mil e 163 mil euros.

Ainda para mais, as companhias aéreas acabam, muitas vezes, por vender as suas aeronaves a outras operadoras. Estas vendas seriam mais difíceis se o esquema de cor não fosse o branco.

Mantém o avião frio
Da mesma maneira que as roupas mais claras dominam os armários de verão por serem mais frescas, os aviões são pintados de branco para refletirem a luz do sol.

«A principal razão pela qual as aeronaves são pintadas de cores brancas ou claras é para refletir a luz solar, e minimizar o aquecimento e qualquer potencial dano causado pela radiação solar», disse R. John Hansman, professor de Aeronáutica e Astronáutica, ao Business Insider.

As peças do avião feitas de materiais plásticos e compósitos, como fibra de carbono e fibra de vidro, precisam da maior proteção possível contra o calor do sol. Portanto, partes como o «nariz» do avião, onde fica o radar da aeronave, e as superfícies de controlo, que são feitas de materiais compósitos, são geralmente pintadas de branco ou cinza claro, explicou R. John Hansman.

Controlo de danos
A cor branca da maioria dos aviões facilita a identificação e reparo rápido de qualquer ranhura, arranhões, derrames de óleo e outras falhas.

Procura e resgate
Depende de onde ocorre o acidente, mas, se um avião cair, um aeronave branca pode ser muito mais fácil de identificar a partir do ar, do que uma pintada com cores.

Redução de choques com pássaros
Segundo estudo dos Estados Unidos publicado no revista científica Human-Wildlife Interactions, em 2011, a visibilidade dos aviões pode ser reforçada por exteriores brancos ou de cores claras para que, dessa forma, possam ser mais facilmente evitados por pássaros.

O estudo analisou a correlação entre as taxas de choques com aves entre as diferentes companhias aéreas e os esquemas de cores das aeronaves, assumindo que «os esquemas de cores escuras poderiam reduzir o contraste entre as aeronaves e o fundo visível, e potencialmente reduzir a capacidade de as aves detetarem os aviões a tempo de evitar um choque.

No entanto, a Autoridade de Aviação Civil diz que não é menos seguro voar nos aviões pintados com cores fortes. «Não há requisitos do ponto de vista de segurança em relação aos esquemas de pintura de aeronaves», disse um porta-voz ao jornal britântico The Telegraph.

Veja, na fotogaleria acima, alguns dos aviões coloridos mais feios do mundo.

Imagem de destaque: iStock