Publicidade Continue a leitura a seguir

Viajar torna-o mais inteligente? A ciência diz que sim

Veja as fotografias e conheça estas dicas práticas, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock]
1. Se o hostel oferecer o pequeno-almoço, aproveite Mesmo que não se compare aos pequenos-almoços de hotel, é uma maneira de poupar dinheiro. E não se esqueça de fazer uma sandes para comer mais tarde.
2. Evite fazer refeições em restaurantes Normalmente, há zonas com mesas - e em muitos hostels há cozinha equipada -, por isso pode optar por comer em "casa". Se ficar num airbnb ou numa casa alugada, aí não tem mesmo desculpas. Se não quiser cozinhar, compre algo já feito - acredite que é bem mais barato do que comer num restaurante.
3. Se for fazer uma viagem por vários países da Europa, opte pelo bilhete de Interrail Sai mais barato do que comprar bilhetes de comboio ou avião individualmente.
4. Passe mais tempo em países mais baratos *Por exemplo, na Europa, há países onde é possível gastar menos (como a Polónia ou a Hungria), comparativamente com a Alemanha, a Áustria ou a Holanda. Pode sempre optar por visitar o Sudeste Asiático, onde o custo de vida é bem mais baixo.
5. Obtenha um cartão Monzo Com este cartão não precisa de levar dinheiro levantado e gastar dinheiro em taxas. Pode pagar tudo no estrangeiro com este cartão e não lhe será cobrado qualquer valor.
6. Faça passeios ao ar livre e aproveite a natureza Há sempre lugares próximos das grandes cidades para explorar.
7. Viaje na época baixa O verão é sinónimo de calor e bom tempo, mas também significa que os preços das acomodações e dos voos ficam mais altos. O mesmo acontece na altura do Natal e Passagem de Ano. Por isso, tente marcar a sua viagem para a primavera ou o outono (em que o tempo está ameno e os preços mais baixos).
8. Planeie a sua viagem com antecedência Saiba quando e onde ir, o que visitar, onde ficar alojado, quais as melhores atrações do lugar escolhido. Normalmente, quanto mais cedo reservar, mais baixos estão os preços.
9. Mantenha o espírito aberto e dê oportunidades a lugares que, à partida, não seriam uma opção. Escolha um destino barato e vá à descoberta.
10. Verifique quais as atrações gratuitas e visite-as Há muito para fazer e onde não é necessário pagar entrada ou bilhete. Pode bastar uma pesquisa ou uma conversa com os habitantes locais.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os benefícios de viajar são aparentemente infinitos.

Tirar todo o seu período de férias disponíveis durante o ano pode ajudá-lo a descansar e a libertar-se do stress do trabalho. Partilhar fotografias com a família e amigos pode ainda fazer com que se sinta mais feliz e uma ida à praia pode mesmo reduzir os seus níveis de «sofrimento psicológico».

E precisa de mais um motivo para viajar? Um novo estudo concluiu que as viagens podem torná-lo mais inteligente e levar certamente a mais oportunidades de trabalho.

De acordo com uma pesquisa realizada por William W. Maddux, professor de comportamento organizacional no INSEAD – Instituto Europeu de Administração de Empresas, em França, os indivíduos que tiram tempo para viajar e se envolver com novas comunidades terão um maior número de ofertas de trabalho graças às aprendizagens multiculturais.

Como explicou a Forbes, o estudo provou que há um elo de ligação entre a capacidade de uma pessoa se adaptar a novas culturas e a vontade que se tem em reconhecer boas perspetivas sobre uma determinada questão. «Quando indivíduos são expostos a um mesmo ambiente multicultural, é a sua abordagem psicológica e o envolvimento com diferentes culturas que determina o crescimento da sua capacidade de integração e o aumento das oportunidades profissionais».

E o estudo de Maddux não é o único que mostra os benefícios cognitivos das viagens. Uma outra pesquisa de 2009, do Journal of Personality and Social Psychology, descobriu que os estudantes que viviam no exterior eram 20% mais propensos a resolver uma tarefa informática do que aqueles que simplesmente ficaram no seu país de origem, informou o Buzzfeed. Além disso, um estudo de 2015 mostrou que aqueles que simplesmente olharam para uma fotografia da natureza durante 40 segundos melhoraram significativamente o seu desempenho na tarefa seguinte, apenas imaginando viajar para um destino natural.

Não é novidade que quanto mais se viaja e mais culturas se conhecem, mais lições e pontos de vista se levam para as ofertas de emprego que surgem no caminho profissional de cada um.

Então do que está à espera? Está na hora de marcar a sua próxima viagem! Se tem um orçamento apertado, percorra a fotogaleria acima e tome nota de algumas dicas para viajar com pouco dinheiro.

Imagem de destaque: Unsplash/D.R