Publicidade Continue a leitura a seguir

A maior ponte pedonal suspensa do Mundo tem arrepiantes 516 metros (e fica em Portugal)

Foto: Artur Machado/Global Imagens

Foto: Artur Machado/Global Imagens

Foto: Artur Machado/Global Imagens

Foto: Artur Machado/Global Imagens

Foto: Artur Machado/Global Imagens

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Ponte 516 Arouca, a maior travessia pedonal suspensa do Mundo, abre ao público este domingo, 2 de maio.

Liga a margem de Canelas à de Alvarenga através de 516 metros de vão, tem ligação aos oito quilómetros dos Passadiços do Paiva e situa-se 175 metros acima do rio.

Bate o recorde da ponte Charles Kuonen em Randa, nos Alpes suíços, até agora a maior travessia pedonal em extensão, com 494 metros.

O tabuleiro em grelha metálica sustenta-se em dois pilares de betão e está preso por dezenas de cabos de aço.

A obra resulta de um projeto do ITeCons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade da Universidade de Coimbra.

Quem morar no concelho de Arouca pode usufruir da experiência a título gratuito, se já tiver o cartão-residente que por cinco euros garante livre-trânsito durante três anos na ponte e nos passadiços do Paiva.

Utilizadores oriundos de outros territórios terão que pagar 10 a 12 euros pelo bilhete de acesso, consoante a idade – menores de seis anos estão proibidos de a atravessar.

Existe ainda um pack familiar por 30 euros para grupos com dois adultos e uma criança ou jovem, 40 para dois adultos e dois menores, e 45 para casais com três descendentes.

Os ingressos, que podem ser comprados aqui, incluem o acesso aos Passadiços do Paiva, num percurso de mais de oito quilómetros ao longo do rio, entre a praia fluvial do Areínho e a ponte de Espiunca.

Percorra as imagens e surpreenda-se. E arrepie-se, também.