Publicidade Continue a leitura a seguir

Volta ao Mundo de março já nas bancas

Publicidade Continue a leitura a seguir

a carregar vídeo

Escondido nas alturas dos Alpes suíços há um glaciar que é sobretudo o maior dos testemunhos das alterações climáticas: está a diminuir a uma velocidade percetível.

Rodeado das aldeias mais perfeitas para os desportos de inverno, de onde se sai e onde se entra de esquis calçados e cujas gentes vivem apaixonadas pela Natureza, o Glaciar Aletsch é o mais belo dos gritos de alerta.

Conhecemo-lo pela batuta de Ed, guia de passeios de raquetes de neve, 85 anos de dedicação ao gigante que marca o ritmo dos séculos naquelas montanhas.

Descubra nas páginas da edição de março da Volta ao Mundo as lições que dele tirámos.

Do frio gélido para o calor do deserto, saltámos até Atacama, deserto de beleza indiscutível onde florescem prados rosas e cemitérios de lixo descartado por uma sociedade votada à cultura do inútil. Roupa, calçado, carros, tudo o que já não serve está a poluir um dos lugares mais puros do Globo, como poderá descobrir na rubrica Planeta Verde.

Também deserto, mas aparentemente livre de lixo, Al-Ula era o segredo mais bem guardado pelo fechamento da Arábia Saudita.

A abertura ao turismo internacional permitiu descobrir um tesouro nabateu como o de Petra, na vizinha Jordânia. Contamos-lhe a civilização que a UNESCO já protege há alguns anos e o luxo que cresceu à volta, com a promessa de uma viagem inigualável.

Para algo completamente diferente, voámos até Bali para ver o bizarro cemitério de Trunyan, onde a morte fica à vista pelo tempo que a Natureza entender.

E porque Portugal é Mundo partimos à descoberta da nobreza única que sobrevive no regaço do Lima.

Venha connosco por este universo fora pelas páginas da Volta ao Mundo, já nas bancas ou aqui.