Publicidade Continue a leitura a seguir

O segredo para fazer férias com os amigos

Publicidade Continue a leitura a seguir

Um grupo de amigos, um sítio distante de casa, do trabalho, das preocupações. Dias de férias para aproveitar, sítios para conhecer, noites para explorar. Imaginar uns dias de férias com amigos é suficiente para nos deixar a todos a levitar por uns segundos, mas a verdade é que nem sempre a concretização é tão idílica como se imaginava em teoria.

Para início de conversa, passar 24 horas por dia com pessoas com quem habitualmente estamos por períodos de tempo bem mais reduzidos – um jantar, um copo ou dois, uma tarde na esplanada – pode revelar características (para não dizer feitios) que desconhecíamos nos nossos amigos. O que está sempre atrasado – e que faz com que em vez de se ver dois monumentos na mesma manhã se consiga ver um (e a correr); o que não pára de falar dele próprio e monopoliza todas as conversas; os que se furtam a dividir o combustível do carro alugado adiando sempre para o dia seguinte a divisão das despesas… Enfim, uma série de coisas pouco ‘amigáveis’ que ameaçam tornar a experiência tormentosa e (quase) ansiar pelo regresso ao trabalho.

Para que isso não lhe estrague as férias tem duas opções, que podem ficar definidas à partida:

1. Quem acordar primeiro vai andando, os outros chegam quando puderem (ou quiserem). Assim ninguém se chateia e ninguém cria expectativas irreais.

2. Sinceridade com quem monopoliza as conversas. ‘Olha, nós adoramos ouvir-te mas ‘bora dar espaço para todos falarmos um bocadinho?’. São amigos não são?

A questão do dinheiro é sempre a mais complicada de gerir, por isso o ideal é que a esse nível fique tudo bem claro antes da partida, que é coisa que raramente acontece porque o entusiasmo domina o grupo e as conversas difíceis ficam ‘para depois’. E o depois é quando já se está a quilómetros de casa e quando todos já estão à porta daquele restaurante mesmo típico sobre o qual leram na net, um retrai-se e diz que só tem dinheiro para comer numa cadeia de fastfood… todos os dias. Na maioria dos casos o grupo – que não quer perder a oportunidade de experimentar a gastronomia local – acaba a dizer ‘deixa lá isso, nós pagamos a tua parte’… Por isso não se esqueça: o guião (quer dos sítios a visitar quer do ‘budget’ para gastar em comida e bebida) deve estar definido antes do avião levantar voo, esse é o principal segredo para umas férias com amigos.

Também pode aperceber-se que nem todos os seus amigos têm os mesmos hábitos de higiene. Que o desodorizante ficou em casa e mesmo depois de correrem a cidade toda à hora do calor não há aguinha que banhe aqueles corpos. Como dizer que o cheiro está ligeiramente incomodativo? Pode sempre oferecer-se para emprestar gel de banho mas corre o risco de ser mal interpretado e a viagem terminar logo ali…

Aliás, muitas viagens de grupo acabam por tornar-se experiências solitárias precisamente por causa das divergências que vão surgindo.