Publicidade Continue a leitura a seguir

Os melhores destinos de neve para ir de carro

Conheça 14 estâncias de neve nos slides seguintes e a informação prática sobre cada uma no artigo abaixo.
1. Serra da Estrela (Portugal) A Estrela não é nem nunca será uma estância para grandes esquiadores – basta ver que a pista mais longa tem pouco mais de dois quilómetros de extensão e a mais difícil um desnível de cerca de 130 metros –, mas não deixa de ser a nossa estância de inverno. A única. Mudar as suas caraterísticas naturais e imitar o que se faz nos Pirenéus é tarefa impossível, se bem que os responsáveis estejam dispostos a encurtar distâncias. Para uma escapadela de fim de semana, para matar o vício enquanto não chegam as verdadeiras férias na neve, pela paisagem, pelas recordações da infância que esta serra sempre desperta, todos os motivos são válidos para subir ao ponto mais alto de Portugal continental.
2. Sierra Nevada (Espanha) Nem todos os lugares comuns são maus. Sierra Nevada tornou-se um destino de eleição para os portugueses porque é perto, mas também pelas excelentes condições. Esquiadores, snowboarders, iniciados ou verdadeiros peritos, há lugar e espaço para todos. Além de uma extensa oferta hoteleira e muita animação après-ski. É aqui que se situam o Pico Mulhacén, o teto da Península Ibérica (3482 m) e o Pico Veleta (3392 m). Das suas 124 pistas, sete estão classificadas como negras (muito difíceis), 50 como vermelhas (difíceis), 41 como fáceis e 19 como muito fáceis.
3. San Isidro (Espanha) Para quem vive no Norte do país basta mesmo meio depósito para chegar a San Isidro, território ainda pertencente a Castela e Leão, mas já encostado às Astúrias. Uma estância pequena, é certo, com apenas 34 quilómetros de domínio esquiável, mas com 13 pistas vermelhas e quatro pistas negras que já permitem alguma diversão aos mais experientes. Fica em plena cordilheira Cantábrica. Além disso, o forfait diário é barato, ao nível do da serra da Estrela e muito longe do que se pratica no resto de Espanha.
4. Cerler (Espanha) É um dos tais segredos mal guardados dos Pirenéus. A sua fama pode ainda não ter chegado ao grande público, a verdade é que em 2015 ganhou pelo segundo ano consecutivo o prémio de melhor estância de esqui de Espanha – distinção atribuída nos World Ski Awards. Zona de grande beleza natural, inserida no vale de Benasque, tem vista para dezenas de picos, entre eles o de monte Aneto - o maior dos Pirenéus (3404 m). Possui também o maior desnível esquiável desta cadeia montanhosa (1130 m).
5. Baquera-Beret (Espanha) É um dos nomes incontornáveis dos Pirenéus. Para muitos a mais exigente e mais alpina das estâncias. Tem nada mais nada menos do que 629 desfiladeiros. É constituída por três zonas distintas mas que se complementam na perfeição: Baqueira para iniciados, Beret com pistas para esquiadores experientes e Bonaigua o setor de maior altitude com muitos quilómetros fora de pista. A orientação a norte garante-lhe um maior número de horas de luz diária.
6. Boi-Taüll (Espanha) Possuir um título que se possa ostentar é meio caminho para chamar clientes. A estância Boi-Taüll também tem o seu: a de mais alta dos Pirinéus. A cota máxima ultrapassa os 2.750m. Além de características muito apreciadas pelos praticantes mais exigentes é também reconhecida pelo seu ambiente muito próprio, não estivesse localizada no coração de La Vall de Boí. Uma região catalã repleta de vales que ganham ainda mais dramatismo e beleza devido à existência de mais de uma dezena de igrejas românicas. Estão classificadas pela UNESCO como Património Mundial.
7. Grandvalira (Andorra) Melhor do que isto só nos Alpes. Ainda assim, querem continuar a crescer. Se a estância da serra da Estrela neste ano investiu uns respeitáveis 700 mil euros, os andorrenhos desembolsaram 16 milhões de euros em novas infraestruturas – o maior investimento da sua história. Mais e melhores meios mecânicos de acesso às pistas, mais e melhores hotéis e restaurantes, espaços novos para as famílias, tudo para aumentar a qualidade dos serviços e diminuir as filas e a confusão. Era uma das críticas recorrentes à estância. As suas 128 pistas continuam com a qualidade de sempre, tal como os vários percursos free ride - devidamente identificados no mapa.
8. Oukaimeden (Marrocos) Marrocos? Sim, Marrocos. Se há destino ideal para uma road trip é este país magrebino. Pela dimensão, pela paisagem, pela aventura, pela comida, pelas pessoas e pela neve, que também as há. E não será demasiado longe? Nem por isso. Ir de Lisboa até à estância de Oukaimeden, perto de Marraquexe, é quase o mesmo (pelo menos em termos de distância) do que ir até Andorra. É verdade que qualquer semelhança com os seus domínios esquiáveis é pura coincidência – se Grandvalira tem mais de 220 quilómetros, Oukaimeden tem apenas 20, para não falar que tem apenas sete pistas contra 128 –, mas não é menos verdade que cinco delas estão situadas a mais de 3200 metros de altitude, em plena cordilheira do Atlas. Ostenta mesmo, com muita pompa e grande orgulho, o título de mais alta estância do continente africano. Ainda mais a norte fica Mischliffen, perto de Fez e Meknes. Foi aqui que nasceu
9. Le Mont-Dore (França) Ir de carro para a neve também pode ser uma excelente desculpa para conhecer um determinado país ou região, mesmo que não vá propriamente ao encontro da melhor estância do mundo. Le Mont-Dore, em pleno maciço central francês, é um desses casos. Com 30 pistas, tem todas as condições necessárias para esquiadores médios, mas sobretudo uma localização única nas encostas de Puy de Sancy (1886 m), no coração de Auvergne, nada mais nada menos do que a região com mais vulcões da Europa. Tem também inúmeros lagos. Não é por acaso que aqui foi construído o primeiro teleférico francês, em 1936. Entre 20 e 27 de janeiro há um festival de jazz.
10. Val d'Isere (França) Os Jogos Olímpicos de Inverno de 1992 ou o Campeonato de Esqui Alpino de 2009, ambos realizados nesta estância, são apenas uma amostra da sua qualidade. É uma daquelas estâncias alpinas que tem o melhor de vários mundos. Há hotéis e restaurantes de luxo, mas também opções mais económicas, festa para quem quiser festa e sossego para quem quiser sossego, uma arquitetura e ambiente caraterísticos e pistas com excelentes condições. Está ligada à estância de Tignes, criando assim o Espace Killy, domínio com 300 km. O nome é uma homenagem a Jean-Claude Killy, antigo esquiador que ali viveu e foi três vezes campeão olímpico e três vezes campeão mundial.
11. Val Louron (França) A grande vantagem das estâncias dos Pirenéus franceses é que são, por norma, bem mais baratas e sossegadas do que as estâncias vizinhas de Andorra e Espanha. Em Val Louron, por exemplo, o forfait diário é de 27 euros, ficando uma semana por menos de 150 euros por pessoa. Uma estância pequena, com 22 quilómetros esquiáveis, que além do preço e da serenidade tem nas muitas atividades familiares a sua imagem de marca. Se há estâncias family-friendly, esta é uma delas.
12. Avoriaz (França) É uma estância construída de raiz para os desportos de inverno, por isso aqui não há trânsito. Um paraíso para as crianças. Há mesmo uma Village des Enfants, uma vila com mais de cem instrutores que ensinam e tomam conta das crianças enquanto os adultos andam nas pistas. É também um paraíso para os snowboarders, por muitos considerada a capital europeia do snowboard. Fica localizada na região da Alta Saboia, já a dois passos da Suíça, e integra o grande domínio esquiável Portes du Soleil, composto por 12 estâncias, oito francesas e quarto suíças.
13. Courchevel (França) Não podia faltar. Dizer que tem uma superfície esquiável de 150 quilómetros seria um cartão-de-visita mais do que suficiente, mas Courchevel é muito mais do que isso. É um cliché, um luxo, a estância dos hotéis de charme e restaurantes de eleição, com uma mão- cheia deles distinguidos com estrelas Michelin. A noite em plenos Alpes é mais animada e exclusiva do que em muitas cidades europeias.
14. Courmayeur (França) Não podia faltar. Dizer que tem uma superfície esquiável de 150 quilómetros seria um cartão-de -visita mais do que suficiente, mas Courchevel é muito mais do que isso. É um cliché, um luxo, a estância dos hotéis de charme e restaurantes de eleição, com uma mão-cheia deles distinguidos com estrelas Michelin. A noite em plenos Alpes é mais animada e exclusiva do que em muitas cidades europeias.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Entre no carro e faça-se à estrada até 14 estâncias na Europa e em Marrocos. Damos-lhe toda a informação.

Chega o inverno e os entusiastas da neve não conseguem pensar noutra coisa. É tempo de tirar os fatos, os esquis e as pranchas do armário, encher a bagageira do carro, juntar a família ou um grupo de amigos e partir. As pistas e o après-ski estão à espera, por isso escolhemos 14 destinos de neve para ir de carro. Com distâncias calculadas a partir da capital portuguesa, duração prevista, custos de portagens e de forfait e número de pistas, entre outras informações.

Alguns dos melhores destinos para ir de carro são europeus e não só, até porque Marrocos também tem neve e fica (quase) à mesma distância de Andorra. Uma aventura para fazer em família ou com um grupo de amigos. Porque tão importante como o destino é a própria viagem. Tome nota.


Veja também: Tudo o que precisa para ir à neve com muito estilo


Informações práticas

Distâncias calculadas a partir de Lisboa

PORTUGAL

1. Serra da Estrela

Distância: 298 Km
Duração média da viagem: 4 horas
Custo portagens: 21,35 euros

Forfait: 20 euros por dia; três dias a partir de 50 euros
Domínio esquiável: 7 Km
Pistas: 19
Cota máxima: 1988
Cota mínima: 1851

site: skiserradaestrela.com

ESPANHA

2. Sierra Nevada

Distância: 730 Km
Duração média da viagem: 10 horas
Custo portagens: 9,05 euros

Forfait: 38 euros por dia; sete dias 250 euros; gratuito para menores
Domínio esquiável: 106,8 Km
Pistas: 124
Cota máxima: 3300
Cota mínima: 2100
site: sierranevada.es

3. San Isidro

Distância: 747 Km
Duração média da viagem: 9 horas
Custo portagens: 27,85 euros

Forfait: a partir de 22 euros por dia para adulto; 18 euros para criança; cinco dias 100/170 euros e 54/76 euros
Domínio esquiável: 34,01 Km
Pistas: 35
Cota máxima: 2100
Cota mínima: 1500
site: san-isidro.net

4. Cerler

Distância: 1163 Km
Duração média da viagem: 13 horas
Custo portagens: 16,15 euros

Forfait: 31 a 42 euros por dia; sete dias desconto de 20%
Domínio esquiável: 79 Km
Pistas: 68
Cota máxima: 2630
Cota mínima: 1500
site: cerler.com

5. Baqueira-Beret

Distância: 1244 Km
Duração média da viagem: 14 horas
Custo portagens: 46,55 euros

Forfait: 49 euros por dia; sete dias 255 euros
Domínio esquiável: 155 Km
Pistas: 103
Cota máxima: 2510
Cota mínima: 1500
site: baqueira.es

6. Boi-Taüll

Distância: 1235 Km
Duração média da viagem: 14 horas
Custo portagens: 28,75 euros

Forfait: 30 euros por dia; sete dias 147 euros
Domínio esquiável: 46 Km
Pistas: 62
Cota máxima: 2751
Cota mínima: 2020
site: boitaullresort.com

ANDORRA

7. Grandvalira

Distância: 1251 Km
Duração média da viagem: 14 horas
Custo portagens: 28,75 euros

Forfait: 46 euros por dia para dulto; 42 euros por criança
Domínio esquiável: 210 Km
Pistas: 128
Cota máxima: 2640
Cota mínima: 1710
site: grandvalira.com

MARROCOS

8. Oukaimeden

Distância: 1297 Km
Duração média da viagem: 17 horas
Custo portagens: 16,30 euros

Forfait: 10 euros por dia
Domínio esquiável: 20 Km
Pistas: 7
Cota máxima: 3268
Cota mínima: 2610
site: skiresort.info/skiresort.oukaimede

FRANÇA

9. Le Mont-Dore

Distância: 1490 Km
Duração média da viagem: 14 horas
Custo portagens: 82 euros

Forfait: 26 euros por dia para adulto; seis dias 159 euros
Quilómetros esquiáveis: 32
Pistas: 32
Cota máxima: 1840
Cota mínima: 1200
site: auvergne-sancy.com

10. Val d’Isere

Distância: 1951 Km
Duração média da viagem: 20 horas
Custo portagens: 104 euros

Forfait: 54 euros por dia; sete dias 315 euros
Domínio esquiável: 300 Km
Pistas: 124
Cota máxima: 3550
Cota mínima: 1850
site: valdisere.com

11. Val Louron

Distância: 1188 Km
Duração média da viagem: 13 horas
Custo portagens: 46,55 euros

Forfait: 27 euros por dia para adulto; seis dias 127 euros
Quilómetros esquiáveis: 22
Pistas: 19
Cota máxima: 2100
Cota mínima: 1455
site: vallouron-ski.com

12. Avoriaz

Distância: 1916 Km
Duração média da viagem: 21 horas
Custo portagens: 106,55 euros

Forfait: 49, 50 euros por dia; sete dias 279 euros
Domínio esquiável: 153 Km
Pistas: 50
Cota máxima: 2466
Cota mínima: 1000
site: avoriaz.com

13. Courchevel

Distância: 1916 Km
Duração média da viagem: 20 horas
Custo portagens: 104,05 euros

Forfait: 58 euros por dia
Domínio esquiável: 150 Km
Pistas: 95
Cota máxima: 2738
Cota mínima: 1350
site: courchevel.com

ITÁLIA

14. Courmayeur

Distância: 1943 Km
Duração média da viagem: 21 horas
Custo portagens: 154,15 euros

Forfait: 50 euros por dia; sete dias a partir de 254 euros
Domínio esquiável: 36 km + 64 km off-pist
Pistas: 29
Cota máxima: 2624
Cota mínima: 1222
site: courmayeure-montblanc.com

Texto de João Ferreira Oliveira
Fotografias Direitos Reservados