Publicidade Continue a leitura a seguir

Novo telescópio virtual em Paris permite-lhe viajar no tempo

Veja mais fotos do Timescope nas imagens seguintes. (Foto Timescope)
Timescope (Foto Timescope)
Realidade virtual. (Foto Timescope)
Realidade virtual. (Foto Timescope)
Paris em 1628. (Foto Timescope)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quem diz que viajar no tempo não é possível?

Há cidades que evocam o passado através dos próprios edifícios, dos monumentos, das obras de arte encontradas em cada esquina. Paris, com as suas igrejas, as calçadas antigas, os seus famosos museus, é um dos lugares que despertam nos visitantes a imaginação e lhes fazem querer conhecer o passado de uma das mais belas capitais do mundo.

Agora, é já possível viajar no tempo: uma startup tecnológica desenvolveu um processo de revisitação do passado: alguns lugares icónicos podem transportar-nos para aquilo que foram há centenas de anos, através da realidade virtual. Em abril deste ano, o Timescope revelou um «self service de realidade virtual» que transporta quem o utiliza para um tempo e lugar diferentes. Neste caso, utilizando a nova máquina instalada na Ponte de Arcole – que liga a Île de la Cité ao célebre bairro de Marais – podemos visualizar, num ângulo de 360º, as margens do rio Sena em 1628.

O Timescope apresenta uma cidade muito diferente: olhando através do aparelho observam-se os barcos de carga e de pesca que antigamente cruzavam o rio. Apontando para as ruas que ladeiam o Sena, o observador vê carruagens do século XVII em vez dos atuais Citröens franceses. Tudo isto é acompanhado por sons do passado: mercadores que vendem os seus produtos, chilreios de pássaros, etc.

Tudo começou quando Adrien Sadaka e Basile Segalen tiveram a ideia do Timescope ao visitarem Pompeia, em Itália. Esperavam encontrar bem preservada uma cidade romana destruída pelo vulcão no ano 79 d.C., mas o que viram foi um local turístico cheio de gente a percorrer as suas ruínas.

Decidiram então instalar o Timescope em Paris, que hoje já possui três aparelhos que permitem viajar no tempo e no espaço: um localizado junto à Bastilha, que permite visualizar como era a antiga prisão em 1416 e em 1798 (2 euros por observação). O segundo aparelho encontra-se no aeroporto Charles de Gaulle, e dá aos que chegam à capital a possibilidade de reconhecerem os seus locais mais famosos antes de entrarem na cidade.

O próximo aparelho deverá surgir na Normandia, apesar de Adrien Sadaka não ter revelado a sua localização precisa. Depois, a ideia é instalar cerca de 20 Timescope por ano, em vários lugares espalhados pelo mundo.


Veja também:
Paris antes e agora numa série de fotografias incríveis
25 locais obrigatórios para visitar em Paris