Publicidade Continue a leitura a seguir

Os 5 pontos mais baixos do planeta

Conheça os cinco pontos mais baixos do planeta nas imagens seguintes.
5. Gruta de Krubera, Geórgia A gruta mais profunda de que há conhecimento fica na Abecásia e estende-se por 13 quilómetros, com um desnível de 2197 metros. Foi «vencida» pelo ucraniano Gennadiy Samokhin, em 2007.
4. Fenda Subglacial Bentley O ponto mais baixo da superfície terrestre não coberto por mar (ou água em estado líquido) fica na Antártida, 2540 metros abaixo do nível do mar. E com uma espessa camada de gelo por cima.
3. Polo Norte Sob o gelo do Ártico, há um oceano com profundidades que ultrapassam os quatro mil metros. Dado que o raio da Terra é 14 quilómetros mais curto nos polos, este é o ponto mais próximo do centro do planeta.
2. Challenger Deep O fundo da fossa das Marianas é também o ponto mais baixo do planeta em absoluto, 10 908 metros abaixo do nível médio do mar.
1. Margens do Mar Morto É o ponto mais baixo em terra seca, a uma altitude estimada de -420 metros, embora não haja números consensuais, dado que o nível da água tem descido cerca de um metro por ano.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O ponto mais elevado da Terra é o Monte Evereste, localizado nos Himalaias, na fronteira entre a República Popular da China e o Nepal.

Mas quais serão os pontos mais baixos do mundo?

Conheça os cinco pontos mais baixos do planeta na fotogaleria.


Veja também:
Uma península na Europa onde é proibida a entrada de mulheres
10 destinos para assistir a uma aurora boreal