Publicidade Continue a leitura a seguir

17 destinos para fugir às multidões das principais cidades

Conheça as 17 cidades alternativas nas imagens seguintes.
1. Em vez de Veneza, Itália, visite Colmar, França Fica mesmo junto à fronteira da Alemanha, e parece algo saído diretamente de um conto de Hans Christian Andersen. Passeie pelas ruas de casas coloridas, ou faça um passeio de barco na «Petite Venise» (pequena Veneza), o rio da cidade.
2. Em vez de Estocolmo, opte por Gutemburgo, Suécia Gotemburgo é uma alternativa menos movimentada e mais barata do Estocolmo, mas continua a ser uma cidade cheia de charme, graças às suas pitorescas casas de madeira e ruas estreitas. Para uma experiência mais atual, os visitantes podem ir até Långgatorna, uma rua moderna e movimentada, conhecida como a «pequena Londres». A cidade também tem um parque temático chamado Lisebergs Nojespark, onde os turistas podem passear ou explorar o seu jardim de esculturas paisagistas.
3. Opte por Telluride, Colorado, em vez de Vail, no mesmo Estado norte-americano Esta antiga cidade mineira é rival de Aspen e Vail no que toca ao seu terreno para fazer ski, mas orgulha-se de ser muito menos pretensiosa. Há muito para fazer durante o verão, desde caminhadas, ciclismo e pesca. Uma gôndola gratuita durante todo o ano leva os visitantes de Telluride até Mountain Village.
4. Em vez de Milão, Itália, escolha Colónia, Alemanha Esta cidade com dois mil anos é famosa pela sua cerveja, Kölsch, e pela sua arquitetura extravagante gótica. Em vez de se deixar deslumbrar com os estilos góticos da Catedral de Milão, em Itália, visite a marca pitoresca da cidade, a Catedral de Colónia, que é igualmente deslumbrante e cerca de 150 metros mais alta.
5. Opte por Bergen, Noruega, em vez de Copenhaga, Dinamarca Para fugir às multidões do famoso cais de Copenhaga, Nyhavn, visite o cais histórico de Bergen, que é tão colorido quanto o outro, mas muito mais pacífico. Os visitantes também podem fazer um cruzeiro para ver alguns dos maiores fiordes da Noruega, como Sognefjord e Hardangerfjord, ou apanhar um comboio até Voss, na famosa Flåm Railway. A viagem de comboio entre Bergen e Voss é considerada uma das mais famosoas do mundo, com infinitas vistas de fjords.
6. Em vez de Napa Valley, California, visite Traverse City, Michigan Ao mesmo nível que Borgonha e Bordéus, em França, e definitivamente menos turística do que Napa Valley, esta área produz vinhos semelhantes, mas muito mais baratos. Enquanto a região, que ocupa o 13º lugar na produção de vinhos nos EUA, se tornou internacionalmente famosa pelos seus vinhos brancos, como Chardonnay e Pinot Grigio, está a ficar cada vez mais conhecida pelos seus tintos de estilo francês como Pinot Noir, Cabernet Franc e Merlot.
7. Em vez de Viena, Áustria, escolha Salzburgo, no mesmo país Tal como Viena, Salzburgo é uma cidade repleta de arte, cultura e história, mas numa escala muito menor. Conhecida como a cidade de Mozart, os apaixonados por música podem visitar o local de nascimento do famoso músico, visitar a Biblioteca Mozartiana, a maior biblioteca de Mozart do mundo, ou assistir a um concerto no Salzburg Marionette Theatre. Os turistas também podem deslumbrar-se com a arquitetura barroca do centro histórico da cidade, e com o Hohensalzburg Fortress, um dos maiores castelos medievais da Europa.
8. Opte por Plzen, República Checa, em vez de Munique, Alemanha Em vez de Munique, famosa pela sua cerveja, visite a pequena cidade de Plzen, onde foi criada a cerveja original Pilsner. Uma das principais atrações da cidade é o Museu da Cerveja, embora a pitoresca Grande Sinagoga, a segunda maior sinagoga da Europa, também mereça uma visita.
9. Vá até Laguna Beach, Califórnia, em vez de Los Angeles Laguna Beach é perfeita para os apaixonados por praia e conhecida por atrair celebridades como Justin Bieber ou Leonardo DiCaprio. Ainda assim, foge às multidões de Venice Beach, em Los Angeles. Os visitantes têm uma infinidade de natureza para descobrir, incluindo o Parque Heisler e o Parque Estatal Crystal Cove.
10. Como alternativa a Berlim, Alemanha, vá até Sófia, Bulgária Embora por vezes esquecida, a capital da Bulgária, Sófia, tem muito a oferecer aos turistas. Tal como Berlim, Sófia está repleta de história e arte de rua peculiar. Não deixe de visitar a Catedral Saint Alexandar Nevsk e esquiar na Montanha Vitosha, no inverno.
11. Opte por Belgrado, Sérvia, em alternativa a Istambul, Turquia Belgrado deveria fazer parte de qualquer itinerário na Europa. Foi considerada a cidade número um a nível de festas, ultrapassando lugares populares e verdadeiros centros de festa, como Istambul. Durante o dia, os turistas podem explorar a Fortaleza de Kalemegdan, que remonta a cerca de 535 a.c., ou relaxar na praia Da Ciganlija, uma pequena ilha no rio Sava que atravessa a cidade.
12. Em vez de ir até ao Rio de Janeiro, escolha o Morro de São Paulo, Brasil Esqueça as multidões do Rio de Janeiro e vá até ao Morro de São Paulo, localizado na ponta nordeste da Ilha de Tinharé, no Brasil. Tem praias muito mais bonitas e menos lotadas do que o Rio, e não circulam carros no local. Para um pouco de paz, descanse na Quarta Praia. Se procura um pouco mais de agitação, vá até à Segunda Praia.
13. Fuja de Londres e vá até York, Reino Unido Fica apenas a duas horas de Londres e é bem mais calma do que a capital inglesa. Explore a rua «The Shambles», eleita a «Rua mais Pitoresca de Inglaterra» pelo Google. Há rumores de ter sido a inspiração para o Diagon Alley, nos filmes de «Harry Potter». Os visitantes também podem espreitar a impressionante catedral medieval da cidade e Igreja Metro-política de São Pedro.
14. Em vez de ir a Banguecoque, opte por Chiang Rai, também na Tailândia Evite o caminho mais conhecido e fuja de Banguecoque e Chiang Mai. Opte, sim, por ir até Chiang Rai, cheia de templos espetaculares, incluindo o famoso Wat Rong Khun (Templo Branco) e o Wat Phra Kaeo (Templo do Buda Esmeralda).
15. Em vez de Zurique, escolha a cidade de Berna, também na Suíça Esta cidade, construída nas margens do rio Aare, é a capital da Suíça. Menos turística e mais barata do que outras cidades suíças, como Zurique, está repleta de arquitetura medieval para explorar. Depois de um longo dia de passeio, os visitantes podem dar um mergulho refrescante nas águas limpas do rio Aare, junto à Cidade Velha de Berna.
16. Em vez de Paris, França, opte por Ljubljana, Eslovénia Muitos não percebem que a capital da Eslovénia, Ljubljana, é tão impressionante quanto as ruas deslumbrantes de Paris. Repleta de cafés e de uma arquitetura peculiar, os visitantes podem explorar as ruas paralelas da Cidade Velha de Ljubljana, caminhar pelos encantadores canais e pontes da cidade - como a Ponte Tripla - ou visitar o emblemático castelo.
17. Em vez de ir até Varsóvia, na Polónia, escolha antes Cracóvia, no mesmo país. Explore as ruas menos sobrelotadas mas igualmente históricas da cidade de Cracóvia. Os visitantes podem atravessar a pitoresca «Praça do Mercado Principal» numa carruagem puxada por cavalos, ou mergulhar na sua história caminhando pelo Distrito Judeu de Kazimierz, visitando a Ghetto Heroes Square, no antigo bairro judeu da Segunda Guerra Mundial, ou a famosa fábrica de Oskar Schindler.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Paris, Roma ou Londres são algumas das cidades que constam nas listas de locais a visitar da maioria das pessoas – e merecem visita.

Mas, por vezes, as melhores férias acontecem longe dos lugares mais turísticos. Fuja às multidões e vá para destinos menos conhecidos e que são tão impressionantes quanto os seus homólogos mais populares.

Aqui sugerimos 17 alternativas às principais cidades turísticas. Conheça-as na fotogaleria acima.


Veja também:
Os países menos visitados do mundo
15 países que melhor recebem os turistas