Publicidade Continue a leitura a seguir

Encontrar a fotografia perfeita na luz das nossas cidades

A luz é um dos pontos mais importantes da fotografia: Para tirar a fotografia perfeita, aconselha-se acordar cedo, limpar as lentes do P10 e procurar a luz que deve estar a incidir sobre o que vai fotografar.
Regra dos terços: Esta regra já é natural para quem já possui alguns conhecimentos de fotografia e trata-se de escolher um dos quatro pontos em que as linhas se cruzam no centro do ecrã, para posicionar o objeto que se quer fotografar. Para o efeito, pode ativar a grelha nas definições da câmara do P10.
Enquadramento: Utilize o modo de grande abertura da câmara do P10 para melhor enquadrar a sua fotografia.
Procure um ângulo diferente: Os ângulos da câmara podem produzir determinados efeitos e se seleccionar o modo Pro da câmara, pode fotografar em RAW, o que permite uma melhor edição posterior, utilizando os aplicativos disponíveis no P10.
Brinque com a luz de fundo: Colocando à frente um objeto, ou vários, que não têm quase luz nenhuma, com uma forte fonte de luz por trás, cria silhuetas e formas muito interessantes.
Capturar o movimento com velocidade: A meio do dia, é a altura ideal para capturar momentos de muito movimento, onde há tanta luz que a velocidade do obturador tem de ser muito alta, e por esse momento, "congela" os momentos bruscos, registando perfeitamente movimentos rápidos.
Alterar o campo de focagem: Uma das vantagens do P10 é a funcionalidade de grande abertura, com a qual conseguimos criar o mesmo efeito de desfocagem que conseguíamos até então apenas com uma câmara DSLR.
O poder de preto e branco: A capacidade de tirar fotografias a preto e branco é uma das particularidades do P10. Com a utilização das duas lentes, este equipamento é capaz de capturar uma amplitude tonal que mais nenhum equipamento consegue produzir.
A fotografia também é de baixo para cima: Procuramos sempre uma fotografia em formato horizontal, mas às vezes a composição está mesmo num enquadramento vertical, permitindo assim dar a noção do espaço nessa direção.
À procura do invulgar: A beleza também pode ser criada na distorção da realidade, colocando no enquadramento elementos fora da sua forma original.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Viver em Portugal é um privilégio – é o que dizem os mais recentes estudos sobre qualidade de vida na Europa. Viver em Portugal é, afinal, deslumbrar-se todos os dias com a luz de Lisboa ou os contrastes do Porto, descobrir no caminho para o trabalho um novo pormenor que apetece fotografar. Muitas vezes, nesse irrepetível instante o que temos mais à mão é o smartphone, que nem sempre tem a melhor lente para a fotografia incrível que imaginámos.

Mas se estivermos a falar do novo Huawei P10, que inclui uma câmara dupla co-desenvolvida com a Leica, estamos perante um novo paradigma de fotografia. Afinal, foi da câmara de um smartphone Huawei P10, que saiu “A Melhor Fotografia de Portugal”, numa iniciativa promovida em parceria com o Turismo de Portugal. A vencedora foi uma fotografia do Cabo de S. Vicente, no Algarve, tirada por Vítor Aguiar, um fotógrafo amador e apaixonado por esta arte.

O vencedor aprendeu facilmente a tirar todo o proveito da câmara do Huawei P10 e oferece-nos agora as 10 dicas para tirar fotografias com este inovador smartphone.