Publicidade Continue a leitura a seguir

Estes são os melhores e os piores dias para voar nesta primavera

Conheça os 14 destinos na Europa para ir em março, nas imagens seguintes.
1. Zurique, Suíça Há muitas formas de aproveitar a cidade de Zurique. Além das tradições habituais - saltar de café em café na cidade velha, ou ver as montras na Bahnhofstrasse -, os viajantes podem experimentar uma refeição única no Dolder Grand, durante esta primavera. O aclamado hotel de cinco estrelas, com vista para a cidade inteira do cimo de uma colina, terá à disposição um jantar especial de seis pratos e sobremesas durante o mês de março.
2. Chios, Grécia Com certeza será uma noite diferente na ilha grega de Chios, quando igrejas rivais participam numa tradição incomum conhecida como «rouketopolemos», na noite anterior à Páscoa (31 de março). Traduzida como a «guerra de foguete», o evento é exatamente o que parece: tendo início por volta das 20h, as igrejas vizinhas começam a disparar milhares de fogos de artifício, fazendo com que a cidade vibre com o som dos foguetes a explodir. O evento é tão popular, que os moradores locais sobrm as colinas para garantir um bom lugar de observação.
3. Valência, Espanha Os espanhóis desta região têm uma maneira especial de começar a festejar o início da primavera. A cidade de Valência acolhe, todos os meses de março, um evento de quase um mês conhecido como Las Fallas, que inclui performances de rua, um desfile de fantoches gigantes conhecidos como «ninots» e a construção de um pilar de 15 metros feito de flores.
4. Dublin, Irlanda As ruas de Dublin ganham vida este mês para a celebração do St. Patrick's Day, que acontece a 17 de março. Os viajantes que visitam a capital irlandesa nesta altura terão muito para fazer, seja uma visita guiada a pé pelo Porto de Dublin, ou o famoso desfile St. Patrick’s Festival Parade. Mas se quiser escapar às multidões, fique hospedado no The K Club, uma casa de campo de 5 estrelas localizada a 30 minutos de Dublin. Poderá dar um passeio no carro antigo da casa - um Jaguar de 1936 -, fazer uma degustação de whisky ou andar a cavalo.
5. Chisinau, Moldávia Situada entre a Roménia e a Ucrânia, a Moldávia é muitas vezes ignorada pelos viajantes, que procuram antes cidades como Praga ou Budapeste. Mas a 1 de março, tal poderá mudar, uma vez que o país acorda para o mundo durante o festival de Martisor. A celebração - que recentemente foi declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO - tem como amuleto um martisor (um laço feito com uma fita branca e vermelha), símbolo da primavera e do respeito e admiração pela mulher. Os viajantes que recebem esse amuleto devem sentir-se muito sortudos.
6. Dubrovnik, Croácia Talvez este seja o mês ideal para visitar a Croácia - as temperaturas são mais amenas e há menos multidões. Além disso, em março, o resort Sun Gardens Dubrovnik combate o clima um pouco mais frio com uma piscina interior e um spa premiado. A propriedade oferece excelentes visitas guiadas, como um passeio privado de bicicleta pela Cidade Velha de Dubrovnik, quando as glicínias estão a entrar em flor, ou uma viagem a Mali Ston, onde decorre a a Festa de São José a 19 de março.
7. Noordoostpolder, Holanda Se está à procura de flores, o desabrochar das tulipas da Holanda é um fenómeno que atrai milhares de viajantes todos os anos. Apesar de as próprias tulipas não aparecerem até meados de abril, os viajantes de março podem desfrutar dos narcisos e dos jacintos cor-de-rosa e violeta. Claro que as condições climáticas variam de acordo tpdos os anos, e por isso é melhor consultar o site dedicado às tulipas para atualizações semanais do desabrochar das flores, que começa em março.
8. Sonfjället, Suécia Este é o lugar certo para quem procura uma aventura em março. Os viajantes podem passear pela estrada épica a cerca de seis horas a norte de Estocolmo, no Parque Nacional Sonfjället. Considerada uma das mais antigas reservas da Europa, esta região selvagem, espalhada por planícies estreitas e de colinas altas, também abriga a maior concentração de ursos pardos na Suécia.
9. Bled, Eslovénia O lago Bled, localizado no norte da Eslovénia, perto da fronteira com a Áustria, é um dos segredos mais bem guardados da Europa Oriental. Com um lago de água doce no centro, a região parece ter saído de um conto de fadas. No início da primavera, a neve ainda é visível nos Alpes Julianos, mas as temperaturas começam a subir, sendo possível caminhar até o Castelo Blejski, ou remar no lago num barco pletna tradicional. Termine a sua viagem mágica com um prato de cremeschnitte, um típico bolo de creme.
10. Londres, Reino Unido Com os seus diversos bairros modernos, Londres é um destino europeu clássico que ninguém se cansa de visitar. Março pode ser o último mês para desfrutar de uma Londres relativamente calma, antes que a loucura do casamento real comece.
11. Menton, França Esta cidade costeira da Riviera Francesa é o remédio para muitos males. Menton recebe o mundialmente famoso Festival do Limão (17 de fevereiro a 4 de março) todos os anos desde 1928, tornando-o um dos eventos mais populares do país. Aliás, atrai mais visitantes do que o Grande Prémio de Fórmula 1 em Monte-Carlo. Os visitantes devem dirigir-se diretamente para os Jardins de Biovès, onde os artistas criam esculturas de laranjas e limões - como uma réplica da Torre Eiffel, por exemplo.
12. Sófia, Bulgária A capital deste país quente e turístico do Mar Negro é onde poderá encontrar o melhor exemplo de Martenitsa, uma tradição da primavera celebrada a 1 de março na Bulgária e nos países próximos. Para homenagear o final do inverno (personificada como Baba Marta , ou «Avó Março»), os habitantes locais trocam pulseiras de fios vermelhos e brancos. O vermelho significa vida e paixão, enquanto o branco simboliza a pureza. De seguida, essas pulseiras são amarradas nos troncos das árvores assim que as primeiras folhas aparecem.
13. Palma de Maiorca, Espanha O verão é a temporada alta desta ilha espanhola do Mediterrâneo. Mas no início da primavera, as temperaturas são suaves, e é possível desfrutar das catedrais coloniais e das baías, sem as multidões turísticas dos meses de verão. A grande novidade da ilha é o Hotel Mamá, uma propriedade de cinco estrelas que inaugura este mês no bairro histórico de Palma, com interiores do designer parisiense Jacques Grande. Situado num edifício do século XIX com um cinema privado, piscina no último piso e ginásio, é a maneira perfeita de aproveitar a vibe descontraída de Maiorca.
14. Milão, Itália A dimensão relativamente pequena da Europa permite a visita de vários países numa só viagem. E é exatamente isso que a Rail Europe está a fazer, ao inaugurar uma nova rota de Milão para Frankfurt (tarifas de aproximadamente 120 euros), que começou em janeiro. O serviço - que tem viagem diárias - atravessa a Suíça, incluindo as cidades de Bern e Lucerna. Por isso, pode começar o seu passeio em Milão e dirigir-se depois para Frankfurt.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A primavera está quase a chegar (ainda que não se note pelo mau tempo que se faz sentir pela Europa). E os meses de março e abril são também sinónimo de férias da Páscoa (em Portugal, decorrem entre os dias 26 de março e 6 de abril) ou, noutros países, do spring break (férias da primavera) – o que pode vir a significar confusão nos aeroportos.

Como a RewardExpert – empresa que ajuda a tirar partido de programas para passageiros frequentes e recompensas de cartões de crédito – observou, «a temporada de viagens da primavera pode ser bastante imprevisível».

Por esta razão, o site decidiu criar o «2018 Spring Air Travel Forecast» (previsão de viagens para a primavera de 2018).

Segundo o estudo, os viajantes que planearem tirar férias em março, abril e maio devem evitar os dias 1, 6, 12, 13, 30 e 31 de março, os dias 3 e 7 de abril e os dias 19 e 22 de maio.

Estas serão as piores datas, pois é quando estão previstos atrasos, aeroportos lotados e voos cheios.

Já os melhores dias serão 11, 18 e 22 de abril, e 28 de maio. A nível global, nestas datas «os voos são menos frequentemente atrasados e os aeroportos não estão especialmente lotados», explica o relatório.

9 sinais de que está a precisar de férias


Veja também:
Não pesquise mais: este é o truque para voos baratos
Agora pode receber uma notificação sobre uma possível compensação de um voo