Publicidade Continue a leitura a seguir

Sabe qual a origem do Halloween e como é celebrado pelo mundo?

Conheça algumas celebrações de Halloween pelo mundo, nas imagens seguintes.
1. México No México, é celebrado o Dia de los Muertos, uma festa que dura três dias e onde se presta homenagem aos mortos. As celebrações começam a 31 de outubro e acabam na noite de 2 de novembro. O povo mexicano acredita que os mortos regressam às suas casas e, por isso, decoram-nas com formas de esqueletos, doces, fotografias, flores coloridas e comida, e acendem velas para que os mortos consigam encontrar mais facilmente as suas casas.
2. Reino Unido A tradição de bater à porta das casas para fazer «trick or treat» (doçura ou travessura) é bastante antiga, mas ainda se mantém. Apesar de, hoje em dia, ser uma atividade para os mais novos, há quem continue a mascarar-se de bruxa, fantasma ou zombie. Uma das maiores celebrações do Halloween da Europa acontece na Irlanda do Norte, em Derry, onde as festas duram cinco dias e acabam com uma parada, onde muitas pessoas desfilam mascaradas.
3. Indonésia O Galungan é um festival em honra dos mortos que visitam a Terra nessa altura. Dura 10 dias e é celebrado em Bali. Os moradores locais decoram as entradas das suas casas com cocos e flores, e fazem ofertas de fruta e flores aos templos. Um homem vestido de barong - um animal mítico e peludo que é um protetor divino daquele povo - visita as casas nas aldeias e dança, enquanto as pessoas fazem um ritual de exorcismo para expulsar o mal de dentro dele. No último dia, quando os espíritos regressam ao mundo dos mortos, os moradores fazem ofertas de arroz com açafrão. O festival começa em 1 de novembro.
4. Estados Unidos É uma das celebrações mais importantes do ano – está à altura do Natal e do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) – e as preparações começam no início de outubro. Na noite de 31 de outubro e no fim de semana, há festas e eventos um pouco por todo o país. As pessoas mascaram-se – tradicionalmente, vestiam-se de zombies, bruxas ou fantasmas, mas hoje em dia as máscaras vão muito para além disso -, e as casas são decoradas para parecerem assombradas ou verdadeiros cemitérios. A Greenwich Village Halloween parade, em Nova Iorque, é um dos melhores eventos. A parada mais assustadora da cidade conta com mais de 50 mil zombies, fantoches gigantes e mascarados.
5. Japão No Japão, as famílias prestam homenagem aos mortos durante o Obon, que acontece anualmente de 13 a 16 de agosto. Durante estes dias, enchem os altares domésticos com frutas de verão e iluminam o interior das casas com lanternas e velas. Além disso, colocam lanternas de papel nos rios para guiar os mortos, durante último dia. Em Quioto, o melhor lugar para ver a magia de lanternas coloridas é no distrito de Arashimaya, repleto de templos e jardins. São acesas fogueiras nas cinco montanhas que se erguem sobre Quioto para guiar as almas e defender a cidade do mal, uma tradição que data do século XIII: três delas em forma de caracteres chineses usados na escrita japonesa, uma em forma de um portão do santuário de Xintoísmo e outra em forma de barco. Quase 10 mil lanternas com desejos escondidos flutuam, enquanto os monges cantam, em Eihei-ji, a 10 quilómetros de Fukui.
6. Coreia do Sul Um dos maiores feriados na Coreia é o Chuseok, quando as famílias se reúnem em memória dos seus antepassados. Realiza-se no quinto dia do oitavo mês lunar. A festa dura três dias e inclui uma dança em círculo feita por mulheres vestidas com os fatos tradicionais coreanos, danças de pessoas mascaradas e wrestling coreano.
7. China Em muitas regiões da China , acredita-se que espíritos dos antepassados andam pela terra durante o «Festival dos Fantasmas Esfomeados», que ocorre no final de agosto ou início de setembro. É uma altura em que os vivos pensam conseguir ligar-se aos mortos e, por isso, queimam incenso e dinheiro falso para os familiares usarem na existência após a morte, fazem festas e realizam concertos de rua. Em muitos concertos do festival, as primeiras filas são deixadas vazias para que os fantasmas possam assistir sentados nos melhores lugares.
8. El Salvador Em El Salvador, milhares de pessoas desfilam mascaradas de personagens tradicionais, como La Siguanaba, uma mulher amaldiçoada por abandonar o filho, El Cadejo, um cão do diabo assustador, ou La Llorona, uma mulher à procura da sua criança perdida. A celebração acontece durante o dia e noite de 1 de novembro. Os moradores da cidade de Tonacatepeque desfilam e cantam nas ruas, e juntam-se para cozinharem abóbora com mel na praça principal. No dia seguinte, em todo o país, as famílias colocam coroas de flores nas campas dos mortos e fazem piqueniques com eles nos cemitérios.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Fantasmas, abóboras e caveiras invadem as ruas de muitas cidades na noite de 31 de outubro. O Halloween é celebrado um pouco por todo o mundo e não é uma festa apenas para crianças, que costumam bater à porta das casas a pedir doces. Halloween significa «All HallowsEve». «Hallow» é um termo antigo para «santo», e «eve» quer dizer «véspera».

Mas a noite que antecede o Dia de Todos os Santos não é recente – aliás, remonta a mais de 2 mil anos. Há quem acredite que o Halloween teve origem num festival celta, o Samhain, que celebrava o início do inverno e do novo ano a 1 de novembro, e o fim das colheitas. A tradição diz que, na noite de 31 de outubro, os mortos regressavam às suas casas para visitar os familiares, e os deuses passeavam por entre os vivos. Na Irlanda e na Escócia, muitas pessoas deixavam comida e bebida à porta, e faziam-se fogueiras – os chamados «hallowe’en fires» («fogos de hallowe’en») – para afastar os maus espíritos e as bruxas.

No século VII, o Papa Bonifácio IV substituiu a celebração pagã pelo Dia de Todos os Santos. Mais tarde, surgiu o Dia dos Fiéis Defuntos, também conhecido como Dia de Finados, dedicado aos mortos.

Ainda que a origem do Halloween não seja certa, a verdade é que hoje em dia é celebrado um pouco por todo o mundo. Conheça as diferentes celebrações, na fotogaleria acima.

Halloween: 10 destinos para celebrar a noite mais assustadora do ano


Veja também:
TAP com 10% de desconto para todos os destinos durante o Halloween
Este é o destino preferido dos portugueses para o fim de semana do Halloween