Publicidade Continue a leitura a seguir

O que o seu comportamento durante um voo diz sobre si

Veja as fotografias e descubra o que o seu comportamento durante um voo poderá dizer sobre si, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock]
Que tipo de viajante sai logo do seu lugar quando o avião aterra? A psicóloga da Universidade de Queen's de Ontário, Drª Mary Olmstead, estuda intensivamente comportamentos relacionados com a impulsividade. A especialista nota que uma pessoa que demonstre características impulsivas na sua personalidade, pode ter várias razões para agir rápido e quase sem pensar. «A tendência para reagir de forma impulsiva em situações de curta ou longa duração pode interferir com a habilidade individual para alterar o comportamento social» afirma a psicóloga.
Durante um voo, este tipo de pessoas costumam ser um pouco egoístas - não pensam no espaço dos outros, não colocam o cinto de segurança e passam à frente nas filas. Quando vê alguém a sair logo do lugar quando o avião aterra é porque pode estar numa situação de grande ansiedade e impulsividade. Ou simplesmente, está com muita pressa para apanhar o próximo voo.
Que tipo de viajante não consegue dormir, mesmo em voos longos durante a noite? Para alguém que sofre de insónias, qualquer estímulo exterior pode ser desconfortável e mal interpretado. Estes viajantes reagem a situações de tensão criando ainda mais stress. Quem passa cada minuto de um voo de 15 horas a ver todos os filmes do seu telemóvel, a jogar e a ler todas as revistas da companhia aérea, é alguém que provavelmente está preocupado e depressivo. O psicólogo da Universidade de Laval no Quebec, Dr. Charles Morin, é um especialista em casos de insónia e refere a importância de técnicas cognitivas comportamentais.
Se estiver sentado ao lado de um viajante com insónias, crónico ou circunstancial, a melhor solução é usar técnicas de respiração para dormir. Comece por inspirar profundamente e de seguida expire, sempre concentrado na respiração. Tente desligar-se de influências externas e pensamentos negativos. Não é fácil mas com alguma prática chega lá. Considere uma desculpa para marcar o próximo voo.
Que tipo de viajante não consegue parar de conversar? Desde ansiedade a falta de atenção, falar de mais durante um voo está na raiz de vários problemas. No dia-a-dia, estes viajantes têm formas alternativas de escapar a estas situações de stress, mas num avião não existe grande fuga.
Normalmente, este tipo de pessoas está habituada a ter escapes, como a internet ou interações sociais, para solucionar situações de maior tensão. Sem alternativas, podem começar a falar sem parar de uma maneira um pouco desconfortável. Caso encontre alguma viajante assim nas suas viagens, tente imaginar alguém ansioso e fora da sua zona de segurança – pode ajudar a simpatizar com estes comportamentos extremos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Ninguém é igual a ninguém e todas as pessoas têm comportamentos distintos. Desde o momento que chega ao aeroporto até o avião aterrar no seu destino, vai interagir com diferentes tipos de personalidades. E caso não viaje regularmente de avião, as emoções podem atingir níveis mais extremos. Mas estas pessoas são assim tão intensas? Provavelmente, não.

Existem sempre viajantes que preferem lugares junto à janela, aqueles que iniciam discussões e conflitos por qualquer motivo e até quem não se importe com o espaço dos outros. A não ser que tenha o seu próprio jato privado, vai sempre encontrar pessoas com os mais diversos tipos de temperamentos. Até mesmo se voar em primeira classe.

Como é que voar pode afetar o seu comportamento

A maioria das pessoas é principalmente caracterizada por traços de personalidade únicos. E quando se trata de uma viagem de avião, o controlo do ambiente, e das ações, é cedido para conseguir chegar ao destino.

Para quem tem problemas de confiança, uma viagem de avião pode ser uma experiência aterradora. No dia-a-dia, estas pessoas compensam a falta de confiança através de hábitos pessoais que vão adquirindo – como evitar socializar com outros ou até realizar ao extremo as atividades que mais gostam. Mas durante um voo não é possível fugir a esta situação.

Este tipo de situações pode tornar-se muito stressante e originar casos de comportamentos extremos – impulsividade, paranoia e até depressão.

Quando está numa situação de muitos nervos, sem a rotina diária, os hábitos regulares podem desaparecer de um momento para o outro. No final de contas, são os comportamentos e horários que estabilizam as emoções de cada pessoa. E quando se senta ao lado de um estranho durante 15 horas, ou mais, pode ser complicado.

Independentemente do género de viajante que encontre na próxima viagem, pratique técnicas de respiração e tente nunca levar as situações a um nível pessoal. Se não encontrar nenhuma técnica que resulte consigo, tem sempre a opção de usar os headphones do avião.

Mas que tipo de pessoa sai logo do seu lugar quando o avião aterra? E que género de viajantes não consegue dormir, mesmo em voos longos? E também há sempre aqueles que nunca param de falar, desde o momento que se sentam. Conheça as respostas a estas perguntas sobre o comportamento durante um voo, e o que poderá dizer sobre si, na fotogaleria acima.

Assistentes de bordo revelam truques de como fazer a mala de viagem


Veja também:
Se tem este traço de personalidade, então é um bom companheiro de viagem
Estudo revela que viajar torna-o mais inteligente